>
728x90 vacina (1)

Comissão de Orçamento da Alerj aprova contas do governo de 2020

Por Carol Macedo
a voz da cidade
bnr am aniv barra mansa 970x150

ESTADO

Por cinco votos favoráveis e dois contrários, a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (02/12), as contas do Governo do Estado referentes ao ano de 2020. Agora, o relatório seguirá para apreciação dos deputados no Plenário, e a Casa tem até o fim do ano legislativo para votar as contas.
Segundo Márcio Canella (MDB), presidente da comissão e relator do parecer do grupo, o voto foi apresentado com base nos aspectos excepcionais da crise econômica e do estado de calamidade que o Rio se encontrou com a pandemia. “Apresentei um parecer favorável com vistas à retomada do equilíbrio das contas do governo. Houve um período incomum e isso não pode ser desconsiderado nessa avaliação. Estamos tratando de uma exceção”, justificou o parlamentar. Os deputados, na sua maioria, decidiram analisar as contas de forma conjunta.
Além de Canella, votaram favoravelmente os deputados Marcus Muller (PHS), Márcio Pacheco (PSC), Anderson Moraes (PSL) e Zeidan Lula (PT). Já os deputados Luiz Paulo (Cidadania) e Eliomar Coelho (PSol) votaram pela rejeição.
O secretário de estado de Fazenda (Sefaz), Nelson Rocha, disse que o governo não descumpriu as metas orçamentárias e nem o índice constitucional que deveria ser destinado à Saúde (12%), referindo-se à recomendação do Tribunal de Contas do Estado quanto à reprovação das contas do governo pelo não cumprimento da Lei Federal 12.858/13, que obriga os estados a destinarem recursos provenientes de royalties do petróleo para a área da saúde.
“Não comprometemos o índice constitucional, além disso a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para esta Lei, mas ainda não foi julgado. Portanto, entendemos, que não é uma irregularidade, mas que houve uma divergência de interpretação jurídica e não das contas apresentadas, por isso não caberia a rejeição proposta pelo TCE”, explicou Rocha.
Para o presidente da Comissão de Tributação da Casa, deputado Luiz Paulo, o não cumprimento dessas e outras obrigações já justificam o seu voto em separado. “Ter cumprido o índice constitucional, mas não ter feito valer uma Lei em vigor não é o suficiente para que a gente aprove essas contas”, ponderou.
Contas do TCE-RJ
Os deputados também votaram, por unanimidade, pela aprovação das contas do TCE-RJ do último ano. “Verificamos que o TCE cumpriu o limite de gasto com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Um ponto importante da nossa avaliação”, frisou Canella.


Para o Coordenador de Contabilidade e Finanças do TCE, Marcelo Ceranto, o voto do Tribunal quanto ao fluxo de caixa e a prestação de contas do órgão foi correto. “Votamos pela regularidade das contas, pois todos os balanços estavam de acordo com as normas”, concluiu Ceranto.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos