ESTADO
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promove nesta terça-feira (24/10) uma audiência pública para apresentar um panorama das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no Estado. Organizada pela Comissão da Alerj de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, a reunião começa às 10h, no auditório do 21º andar do Edifício Lúcio Costa, Rua da Ajuda nº 5, no Centro, e terá transmissão ao vivo pelo Youtube Alerj Digital.
O presidente da Comissão, deputado Munir Neto (PSD), expressou sua preocupação com a situação das ILPIs e a escassez de vagas para idosos mais carentes. “Com o envelhecimento natural da população, um número considerável de famílias tem dificuldades para cuidar de seus idosos e acabam recorrendo às ILPIs. Muitas delas, filantrópicas, cumprem o papel do poder público. Por isso, precisamos ter um olhar para elas”, disse o deputado.
Durante o evento, serão abordados temas relevantes, como o levantamento de dados das ILPIs no Estado do Rio, com a participação da promotora pública Cristiane Branquinho, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Proteção ao Idoso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A promoção do cuidado integrado entre saúde e assistência social será discutida por Christina Abdala, integrante da Fundação Cuidadosa e da Frente Nacional de Fortalecimento das ILPIs. Por fim, o Dr. Edmilson Martins de Moraes, cardiologista e geriatra, interventor da Casa dos Pobres de Itaperuna, ministrará a palestra sobre as dificuldades e expectativas na gestão de uma ILPI.