VOLTA REDONDA
Devido ao aumento no fluxo de consumidores para as compras de fim de ano, principalmente, por causa do Natal, o comércio de Volta Redonda poderá funcionar em horário especial durante o mês de dezembro. O horário sugestionado para funcionamento deve respeitar a Lei Municipal de Horário Livre, onde as lojas têm o direito de adequar conforme acharem mais adequado.
Nesta semana, o Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR) divulgou a tabela com sugestões de horário diferenciado na cidade para este mês de dezembro. O funcionamento especial em muitos estabelecimentos comerciais teve início na segunda-feira, 2. E de acordo com o presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo dos Santos, os horários são diferenciados para lojas de rua, shopping e supermercados, conforme a característica de público de cada setor.
CADA EMPRESA PODE ADEQUAR SEU HORÁRIO
Jerônimo lembrou que o sindicato sempre sugere os horários, mas como Volta Redonda hoje tem a Lei Municipal do Horário Livre, cada empresa pode adequar seu horário, conforme o maior período de fluxo de clientes. “Entretanto, orientamos que seja mais padronizado para que o consumidor tenha uma ideia melhor de quando ir ao comércio”, informou Jerônimo, ressaltando que o objetivo de uma flexibilidade é dar oportunidade a pessoas que trabalham em outros setores, em horário comercial, terem mais tranquilidade de realiza suas compras.
O presidente lembrou ainda que até mesmo quem trabalha no comércio acaba tendo mais tempo, porque são criados turnos, na maioria das empresas para esse período. “Então, estender o funcionamento possibilita a todos um tempo maior para comprar”, lembrou Jerônimo, destacando que o lojista deve ficar atento às cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, que está disponível no site sicomerciovr.com.br e também a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), para o pagamento ou compensação de horas extras e demais benefícios dos funcionários.