BARRA MANSA
A Páscoa se aproxima e muitas pessoas já começam a pensar nos presentes, nos chocolates e o comércio do município está otimista para mais uma importante data do calendário comercial. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa, os empresários esperam, para o período de Páscoa, o acompanhamento dos números do ano passado quanto ao crescimento ficou em torno de 4%.
De acordo com Xisto Vieira Neto, presidente da CDL-BM, as opções de compras para os consumidores vão além do chocolate. “Dentro de um cenário positivo para o comércio, o que chama a atenção é a mudança de comportamento. É o que temos observado em nossos balcões em diferentes setores. E por isso, acreditamos que, mesmo sendo Páscoa, o produto escolhido nem sempre é chocolate. As pessoas têm buscado outras opções de presentes”, explica, ressaltando que a expectativa é para o grande fluxo de clientes às lojas, independente do setor específico para as vendas de Páscoa.
A CDL-BM revela também que o consumidor deve gastar, em média, R$ 100 com os presentes. As empresas estão preparadas para vender peixes, vinhos e os tradicionais chocolates como em barras, bombons ou ovos, compondo as cestas de presentes. A venda de objetos que remetem à páscoa também será incentivada, com itens de vestuário e calçados. A entidade observa que mesmo realizando pesquisas e controlando suas finanças, a confiança do consumidor na economia nacional tem estimulado o crescimento das vendas no varejo de uma forma geral. E assim, o comércio espera que a Páscoa cumpra com a sua parte dentro do calendário promocional do setor varejista, movimentando o capital, renda e a geração de emprego.
Esse tem sido o pensamento de grande parte dos empresários, como pode destacar Jairo de Souza, gerente geral de um supermercado na cidade. “Ainda que pequena, temos visto uma melhora nessas vendas em comparação ao ano passado e os resultados já começam a aparecer. A população acaba deixando para última hora, ou seja, quatro ou três dias antes da Páscoa será o grande pico em vendas. Mas o consumidor já se prepara para garantir os ovos de páscoa e lançamentos que as crianças gostam”, finaliza.