SUL FLUMINENSE
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta semana a primeira parcela antecipada dos pagamentos do 13º salário, com valores reajustados. Segundo o órgão, os valores serão depositados até sexta-feira. Em março, será paga a segunda parcela. A medida não tem custo extra para o governo, porque há verba prevista no Orçamento de 2021.
A medida estava em estudo como forma de compensar o fim do auxílio emergencial, programa por meio do qual o governo injetou R$ 254 bilhões na economia, desembolsando recursos para 66,4 milhões de pessoas.
O reajuste é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de 2020. Ainda de acordo com o INSS, segurados que ganham aposentadoria, pensão ou auxílio de até um salário mínimo, começaram a receber o benefício, com novos valores, em 25 de janeiro.
O reajuste, de 5,45%, é para os aposentados e pensionistas do INSS que recebem o benefício com valores acima do salário mínimo (R$ 1.100).
A data de recebimento varia de acordo com o número final do benefício, excluindo o dígito, como por exemplo: 012-345-678 – 0. Nesse caso, o beneficiário deve considerar 8 como número final e descartar o 0.