VOLTA REDONDA
O Instituto Dagaz participará da Colônia de Férias da Apae Volta Redonda, no próximo dia 25 de janeiro. Por meio do projeto Cinestesia Circuito Escola, fará exibições de filmes no evento a partir das 14 horas.
Os filmes são utilizados como recurso didático pedagógico, porém lúdicos. Após a apresentação também será realizado um bate-papo com a atriz e profissional de Educação Física do Dagaz Camilla Araújo sobre a temática do filme.
O Cinestesia é um dos projetos itinerantes do Cineclube Dagaz- Instituto Dagaz, que além de manter uma sala fixa do cineclube no Ciep 299 – Santo Agostinho, em parceria com a Coordenação Regional de Educação e com a direção da Escola, o projeto percorre escolas, instituições culturais, casa e associações de bairros.
FILMES FAZEM PARTE DO ACERVO DO DAGAZ
Os filmes fazem parte do acervo do Dagaz. E de acorde com Marinez Fernandes, presidente do Instituto Dagaz, o segmento audiovisual é utilizado pela instituição como ferramenta de dialogo, inclusão e difusão da arte. “A partir da escolha da temática a ser exibida, abrimos o espaço para que o público possa se expressar, relatar experiências e compartilhar seus pensamentos, sentimentos, sonhos, desejos, angústias a partir de temas abordados em cada filme, ou seja, oportunizar para esses alunos uma experiência com o cinema diferente da qual eles têm contato no seu dia a dia”, explicou Marinez.
Especificamente essa temporada de 2022/2023 o Instituto Dagaz, foi contemplado com o Edital da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa via Lei Aldir Blanc, que atendeu nesse período 11 municípios do estado do Rio de Janeiro, no total de 650 quilômetros percorridos, mais de 800 cinéfilos.