ANGRA DOS REIS
Um acidente envolvendo duas lanchas foi registrado na noite desta quinta-feira, 1º de janeiro, nas proximidades da Ilha da Gipóia, área central de Angra dos Reis. A colisão ocorreu por volta das 20h30min e resultou em pelo menos quatro pessoas feridas, mobilizando equipes de resgate e atendimento médico.
De acordo com as informações apuradas, três vítimas receberam os primeiros socorros no local por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma quarta pessoa, uma mulher, sofreu ferimentos considerados moderados e precisou ser encaminhada ao Hospital Municipal de Japuíba para avaliação e cuidados médicos. Até o momento, as identidades dos envolvidos não foram divulgadas.
O acidente reacende o alerta para a segurança na navegação na região, que recentemente foi palco de outro episódio grave envolvendo embarcação. No sábado, dia 27, um incêndio em uma lancha também em Angra dos Reis deixou cinco pessoas feridas.
As circunstâncias da colisão, no caso mais recente, na Ilha da Gipóia, ainda serão apuradas pelas autoridades competentes, que deverão analisar fatores como visibilidade, sinalização e conduta dos condutores das embarcações no momento do acidente.
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento da colisão entre as duas lanchas ocorrida nas proximidades da Ilha da Gipóia, em Angra dos Reis. Após o acidente, os ocupantes das embarcações foram prontamente socorridos por outras embarcações que transitavam pela região e conduzidos ao cais de Angra dos Reis, onde receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Com o objetivo de apurar as causas, circunstâncias e eventuais responsabilidades pelo ocorrido, será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação, conforme previsto na legislação vigente.
A Marinha do Brasil reforça a importância da colaboração da sociedade para a segurança da navegação. Em casos de emergência marítima, o contato deve ser feito pelo telefone 185, destinado a pedidos de socorro e apoio. Para outros assuntos, inclusive denúncias, a população pode entrar em contato diretamente com a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis pelo telefone (24) 99991-0934.