>
a voz da cidade 970 x 150 px

Colheitas da Solidariedade: educação, cultura e cidadania em um só gesto

Por Gabriella Vicente
bnr am aniv barra mansa 970x150

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, integrante do programa social para educação e cultura da Light doou cerca de mil pés de hortaliças orgânicas através da iniciativa ‘Colheitas da Solidariedade’ desde março de 2017. As hortaliças foram colhidas e doadas aos moradores de baixa renda e instituições de apoio a pessoas em vulnerabilidade social de Rio Claro, município sede do projeto.

Por meio da iniciativa, mudas são adquiridas e desenvolvidas em um viveiro, em seguida o plantio é feito em uma horta orgânica e o fruto desse processo – as hortaliças já desenvolvidas – são doadas com o objetivo de estreitar o relacionamento com a comunidade, cumprir a missão de preservar o meio ambiente, oferecer uma experiência educativa e divertida no espaço e por isso cada ação do ciclo é aberta a comunidade. “Simplicidade, amor e resultado. A nossa sociedade precisa disso”, disse gerente do Instituto Light e Centro Cultural, Luís Felipe Younes do Amaral.

Moradores de baixa renda recebem doações de hortaliças em Rio Claro – Foto Divulgação

Os participantes recebem informações técnicas de como plantar, regar, cuidar, aprendem sobre o tempo de crescimento e defesa do cultivo orgânico. Em sua maioria, crianças e adolescentes dos bairros Macundu e Alambari vão até o Parque com o propósito de plantar ou colher na horta, mas o projeto é aberto a pessoas de todas as idades. Também é possível que visitantes do Parque participem durante o dia da colheita.

Este ano, estudantes da região e visitantes do Parque já participaram de três ciclos de plantio/safra e puderam acompanhar as doações via redes sociais.  Para o ano de 2019 são previstas mais três ciclos de plantio/colheita/doação.


A moradora do bairro Alambari, Mariane Faria participa há dois anos do projeto. “Para mim é super importante, além de doar pra pessoas alimentos saudáveis, nos estimula a ter as próprias plantações, várias pessoas aqui no meu bairro tem, isso é ótimo. Vou levar pra vida toda o conhecimento adquirido aqui”, destacou a estudante de 16 anos do Colégio Estadual Fagundes Varela.

Visite o Parque, a entrada é gratuita 

Aberto de quarta a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Sábado e domingo, das 9 às 17 horas.

Endereço: Estrada RJ 149 (Rio Claro – Mangaratiba) Km 20 – Rio Claro – RJ – Telefone: (21) 2233-3690 – E-mail: [email protected].

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos