RESENDE
Semanas após levarem o problema para as redes sociais que culminou com uma manifestação na tarde da última quarta-feira, professores, funcionários e alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac tiveram uma boa notícia, que aguardavam desde 2016. Após contato feito pela equipe do A VOZ DA CIDADE, a Secretaria de Estado de Educação informou, por meio da Assessoria de Comunicação, que serão autorizadas a abertura de cinco novas turmas de 1ª série do Ensino Médio, no turno da tarde na unidade escolar em 2019. As vagas já estarão disponíveis no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), a partir do dia 31 de outubro.
A notícia põe fim a uma luta da direção, (matéria publicada na edição de ontem), que tentava com a abertura de turmas, evitar que salas ficassem vazias no turno da tarde. “Estamos muito felizes em receber esta notícia. As cinco turmas de primeiro ano sendo abertas em 2019 nos atende perfeitamente e permite projetar em 2020, no mínimo, outras cinco turmas de segundo ano. Ampliando a ocupação das salas.”, disse uma professora que pediu para não se identificar, mas que falou em nome do grupo de docentes do tradicional colégio de 75 anos.
RELEMBRE O CASO
Desde 2016, o Colégio Estadual Olavo Bilac vinha tentando autorização para abrir novas turmas para o turno da tarde junto a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), sem sucesso, apesar da grande procura de pais de alunos por uma vaga na unidade.
Neste período, a escola vinha passando por um processo de ‘terminalidade’ do Ensino Fundamental, promovido pela Seeduc. Ou seja, encerrando essas turmas que passaram a ser de responsabilidade do município. Com isso, o Olavo Bilac passaria a abrigar apenas o Ensino Médio, mas as turmas não foram abertas. Neste processo, até o final deste ano, 12 salas de aulas em condição de atender a comunidade corriam o risco de ficarem completamente ociosas.
O problema foi levado pelo Conselho Escolar do colégio, em agosto, até a Diretoria da Regional do Médio Paraíba, que coordenada a educação do estado na região. Porém, nenhuma resposta havia sido dada.
Agora, enfim, com a abertura de cinco novas turmas autorizada, o Olavo Bilac continuará oferecendo no turno da tarde toda a sua ampla estrutura escolar.