Com objetivo de aplicar o ensino com uma visão sustentável e trabalhar desde cedo nas crianças a consciência ambiental, o Colégio UBM está investindo cada vez mais na responsabilidade com o meio ambiente. Em 2016, com a estruturação do Projeto Ambiental Gaia (PAG), o Colégio criou o Núcleo de Pesquisa “Somos o que Comemos e o que Pensamos”, no qual vários projetos foram ampliados e se desdobraram, integrando o currículo, nessa linha de exploração.
De acordo com a diretora do colégio, Aurealice de Ataíde Cruz, as turmas participantes são do 1°, 4° e 5° ano do Fundamental I e, por meio de palestras em parceria com o curso de Nutrição da instituição, realizam hortas orgânicas e suspensas, com um cardápio coletivo, tendo a orientação da nutricionista Jucimara Martins. “O projeto de alimentação saudável pertence aos movimentos da escola. No caso, a matriz curricular não tem uma disciplina específica dizendo que tenha esta matéria, mas ele está integrado ao currículo como um todo. Faz parte das nossas filosofias, daquilo que a gente acredita”, pontuou a diretora acrescentando que além de trabalhar e incentivar o ensino sustentável, o Colégio UBM também desenvolve o senso crítico e a criatividade em todas as fases escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
As aulas contam ainda com a preparação de pratos saudáveis, escolhidas pelos próprios alunos, sempre procurando acrescentar alimentos que antes não foram experimentados por eles e realizados no laboratório de dietética da instituição.