CMDCA de Volta Redonda participa de formação continuada da Escola de Conselhos do RJ
Capacitação busca aprimorar atuação técnica e legal dos conselheiros municipais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes
VOLTA REDONDA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Volta Redonda está participando de uma formação continuada promovida pela Escola de Conselhos do Estado do Rio de Janeiro. A capacitação, iniciada em junho e com término previsto para 18 de agosto, tem como objetivo fortalecer o papel estratégico dos conselhos municipais na formulação, implementação e fiscalização das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
Com foco no aprimoramento técnico e pedagógico, a formação apresenta métodos, técnicas e ferramentas que visam qualificar a atuação dos conselheiros. Os conteúdos abordam aspectos normativos e operacionais fundamentais ao funcionamento dos CMDCA, além da elaboração de resoluções, normativas e instrumentos de avaliação das políticas municipais de atendimento à infância e juventude.
A capacitação inclui cinco encontros ao longo de dois meses, sendo dois presenciais e três remotos, com a proposta de promover um ambiente de aprendizagem contínua e troca de experiências entre conselheiros de diferentes municípios fluminenses.
A presidente do CMDCA de Volta Redonda, conselheira Katya Aguiar de Souza, destacou a relevância do processo formativo para o fortalecimento institucional do conselho. “Investir na formação continuada dos conselheiros é garantir a efetividade de nossa atuação. Trabalhamos com políticas sensíveis e de grande impacto social, por isso é fundamental estarmos preparados técnica e legalmente para enfrentar os desafios da proteção integral de crianças e adolescentes”, afirmou Katya.
Escola de Conselhos – RJ
A Escola de Conselhos do Estado do Rio de Janeiro (ECERJ) é um núcleo de formação continuada vinculado à Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). É parte de uma política pública nacional voltada à qualificação técnica dos conselheiros de direitos, tutelares e demais agentes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), com apoio do Ministério dos Direitos Humanos, da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
A iniciativa atua na consolidação de políticas públicas para a infância e adolescência, por meio de atividades educativas e encontros formativos.
CMDCA Volta Redonda
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo e controlador das ações públicas e da sociedade civil que promovem a proteção integral de crianças e adolescentes. Em Volta Redonda, o CMDCA desenvolve ações de capacitação, prevenção, escuta qualificada e enfrentamento da violência, com o objetivo de garantir uma rede de proteção sólida, eficaz e humanizada.