ESTADO
O Diploma José Alencar foi concedido na última segunda-feira, 20, à Associação do Cluster Tecnológico Naval do Estado do Rio de Janeiro, na Alerj. A associação tem como objetivo buscar sinergias para o desenvolvimento da economia do mar e foi homenageada pela deputada estadual Célia Jordão (PL). Esse tipo de economia engloba desde a indústria naval, passando pelo turismo, pesca, petróleo, gás e geração de energia limpa. O presidente do conselho de Administração do Cluster, Carlos Erane Aguiar, representou a entidade no evento.
Segundo a deputada, a região de Angra dos Reis já foi muito importante na construção de embarcações em seus estaleiros e, por isso, conhece o setor. Célia presidente a Comissão Especial da Indústria Naval na Alerj. Um dos resultados práticos desse trabalho foi a aprovação da Política Estadual da Economia do Mar, lei de autoria da deputada.
O diploma José Alencar premia empresas, pessoas e entidades que comprovadamente ajudam a desenvolver economicamente o Estado do Rio de Janeiro.
Criado em novembro de 2019 no âmbito da Firjan, o Cluster começou com quatro empresas associadas (Emgrepon, Condor Não Letal, Nuclep e Amazônia Azul) e hoje reúne cerca de 50.
“O mar é um vetor natural de alavancagem da economia do Rio de Janeiro e não pode ser desperdiçado”, destacou Carlos Erane em sua fala, que agradeceu aos atores envolvidos, em especial à deputada Celia Jordão, chamada de “madrinha do Cluster e da Indústria Naval”.
Um dos idealizadores do cluster, o ex-comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa, também participou do evento e definiu a associação como um somatório de esforços de empresas e sociedade civil, academia, liderados pela classe política, em busca de um objetivo comum: trazer desenvolvimento e bem-estar social.