>
a voz da cidade

Drable se reúne com governador Cláudio Castro e solicita 28 obras emergenciais para Barra Mansa

Por Carol Macedo
728x90 parque

BARRA MANSA/RIO
Após receber na quarta-feira, 15, uma comitiva do Governo do Estado em Barra Mansa que confirmou a execução por parte do Poder Público Estadual de 25 obras emergenciais na cidade, o prefeito Rodrigo Drable partiu nesta quinta-feira para o Rio de Janeiro para uma reunião com o governador Cláudio Castro. Ele solicitou a realização de mais três obras, totalizando 28, que, após cálculos serem feitos podem chegar a cerca de R$ 700 milhões. Essas ações seriam para conter estragos provocados pelas chuvas que afetam o município desde dezembro do ano passado.
Participaram do encontro os secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos; de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu. Do estado também participaram o secretário de Governo, Chico Machado; o presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Claudio Magalhães, e assessores do Governo.
No encontro do dia 16, a comitiva do Estado, através do secretário das Cidades, Uruan Cintra, já tinha confirmado que a cidade receberia atenção do governador para realização dessas obras.
Barra Mansa, apenas de sexta-feira até a madrugada de segunda-feira, 13, foi atingida por mais de 252 mm de chuvas acumuladas. “Os prejuízos são grandes. Tivemos mais de 400 deslizamentos de encostas, enchentes em oito bairros, o desabamento de 57 casas, além do número de pessoas desalojadas que é crescente e já chega a 400”, enumerou Drable.
Drable apontou que as demandas levadas ao governador são maiores que a capacidade financeira de Barra Mansa. A estimativa orçamentária total da cidade para este ano é de pouco menos de R$ 730 milhões. “Neste contexto, a realização destas obras com orçamento próprio se torna inviável”, disse o prefeito.
Durante a semana, Rodrigo, secretários e servidores, com apoio do Departamento de Recursos Minerais (DRM), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Empresa de Obras Públicas (Emop) mapearam as áreas de risco e fizeram o acompanhamento e orientações aos moradores dessas localidades com foco na prevenção e na preservação de vidas. A iniciativa, até o presente momento, obteve êxito. “Temos insistido com a população para seguir as determinações da Defesa Civil. Durante todos os episódios de transtornos ocasionados pelas chuvas, a atuação dos agentes foi objetiva e eficaz, imprescindível quando a finalidade é salvar vidas humanas”, ressaltou o prefeito.


Comitiva de Barra Mansa e membros do Governo do Estado – Foto: Divulgação

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos