ITATIAIA
O Clube Finlândia, em Penedo, reelegeu sua diretoria para o próximo triênio durante a Assembleia Geral Ordinária no final de semana, na sede social da instituição. Liderada pelo presidente Oswaldo Castro Jr, a Chapa Única apresentada recebeu o endosso dos sócios, garantindo a continuidade de uma gestão marcada por expressivas realizações culturais, sociais e estruturais nos últimos anos. O novo mandato se inicia oficialmente em 1º de maio de 2025 e se estenderá até 30 de abril de 2028.
O processo eleitoral culminou na eleição do Conselho Deliberativo, que por sua vez, indicou a Diretoria Executiva. A diretoria indicada pelo Conselho, e reeleita, conta com Aime Virkkila Accorsi na presidência, André Aaltonen como vice-presidente, Claudia Edintas na secretaria, Vaike Marianne Virkkila na diretoria de cultura, esportes e social, e Oswaldo Castro como diretor financeiro e de patrimônio.

Diretoria reeleita do Clube Finlândia tem a frente a presidente Aime e mantém foco na inovação cultural – Pedro Luz
Durante a gestão anterior, o Clube Finlândia destacou-se por promover diversas ações culturais, sociais e estruturais. A celebração dos 80 anos do clube foi marcada por um calendário vibrante, que incluiu bailes tradicionais, palestras, exposições de arte e fotografia, além de shows de grande porte, como os de Lulu Santos e Ana Carolina, com foco em sustentabilidade.
A infraestrutura da sede também foi modernizada, com melhorias em pisos, grades, telhado e sistema de som, garantindo mais segurança e conforto aos frequentadores. O Museu Finlandês Eva Hilden, anexo ao clube, passou por uma importante revitalização, recebendo novas doações, restaurando parte do acervo e obtendo registro no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Projetos culturais como as apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Finlandesas PKY e eventos tradicionais como o Pikkujoulu e o Baile da Independência contaram com a presença de autoridades diplomáticas, reforçando a conexão entre o Brasil e a Finlândia.
Para os próximos anos, a diretoria traçou metas que incluem atrair novos associados, especialmente jovens, ampliando a base de membros e garantindo a continuidade do legado finlandês em Penedo. “Trazer mais associados e preparar uma sucessão jovem” é o objetivo, destacou Oswaldo Castro Jr.
A presidente reeleita, Aime Virkkila Accorsi, destacou a importância da nova gestão. “É com muita honra e orgulho que assumo essa missão de dar continuidade ao legado da cultura finlandesa no Brasil”, disse Aime. Ela afirmou ainda que a nova gestão atuará em parceria com a comunidade local, fortalecerá a inclusão digital por meio da colaboração com a HotWave e promoverá eventos culturais de alta qualidade.