BARRA MANSA
Aconteceu na manhã de hoje, dia 9, um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na Clínica da Família do Vista Alegre e Loteamento Sofia. A unidade receberá durante todo o mês diversas ações especiais a elas. O objetivo da iniciativa é de alertar o público alvo da ação sobre os cuidados básicos com a saúde, estimulá-las na luta de seus direitos na sociedade e de promover atividades que as valorizem.
Participaram da ação a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, o presidente da associação de moradores do Vista Alegre, José Reis, o chefe do setor de inteligência da 90ª Delegacia de Polícia, Alexandre Ribeiro, e as coordenadoras da unidade, Kelly Oliveira e Eliane dos Santos.
De acordo com as coordenadoras da Clínica da Família Kelly Oliveira e Eliane dos Santos, as atividades foram iniciadas no último sábado, dia 7, com o Dia D de preventivo e mamografia. Porém, ao longo do mês, pelo menos uma vez por semana os atendimentos serão voltados especialmente às mulheres.
Também serão realizadas ao longo do mês, palestras sobre câncer de mama e gestação. Para finalizar haverá ainda o tradicional bingo. Segundo as coordenadoras, essa é uma atividade que é realizada desde quando a clínica foi inaugurada, em 2015.
‘TODO DIA É DIA DA MULHER’
O chefe do setor de inteligência da 90ª DP, Alexandre Ribeiro, disse que apesar da data ter uma importância significativa, a violência contra a mulher ainda é muito grande no país e região. De acordo com ele, Barra Mansa tem 1.123 registros de lesão corporal contra a mulher. “É triste comemorar este dia com esses índices. Por outro lado, não há um caso de feminicídio no município no qual o criminoso não tenha sido identificado e preso. Nós precisamos nos unir e acabar de vez com a ideia de que ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’. Somente denunciando, iremos reduzir esses números”, ratificou.
A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, parabenizou o trabalho realizado pela equipe que atende na clínica da Vista Alegre. Ela explicou que o município desenvolve diversas políticas públicas voltadas às mulheres dentro de quase todas as secretarias. “Todo o dia é dia da mulher. Por isso precisamos estar unidas. Quando uma mulher é agredida, todas nós devemos nos sentir feridas. Precisamos dos homens ao nosso lado, nos apoiando, defendendo e felizes com as nossas conquistas”, finalizou.