>
a voz da cidade 970 x 150 px

Cinco candidatos disputam neste domingo a Prefeitura de Itatiaia

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv resende 970x150

ITATIAIA

A Eleição Suplementar de Itatiaia acontece neste domingo, dia 13. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), 25.164 mil eleitores voltam às urnas para escolha do (a) novo (a) prefeito (a) e vice-prefeito (a). A escolha está entre cinco chapas: Fabíola Rodrigues e Ricarda Helena, ambas PSOL; Adalberto Bisol e Luiz Carlos Porto, ambos do PDT; Irineu Nogueira (PTB) e Denilson Sampaio (PSDB); Bruno Guimarães Diniz (Solidariedade) e o Dr. Márcio Braga (Cidadania); e Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PSC) e Eduardo Pereira, o Dudu Pereira (PRTB). Os eleitos serão empossados no dia até o dia 4 de abril e exercerão mandato até 31 de dezembro de 2024.

O pleito suplementar acontece por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgou indeferido o registro do candidato Eduardo Guedes, o Dudu, que havia obtido maioria de votos nas últimas eleições municipais em 2020. Com candidatura sub judice, Eduardo Guedes não chegou a ser diplomados, apesar dos resultados nas urnas.

Após a decisão do TSE, o vereador Imberê Moreira (PRTB) foi empossado como prefeito interino de Itatiaia. No entanto, ele foi afastado em junho de 2021 por suspeita de improbidade administrativa. O também presidente do Legislativo, o vereador Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PSC) assumiu a interinidade do Poder Executivo. Em dezembro, uma nova eleição na presidência da Câmara Municipal, levou o vereador Thiago Rofrigues Moreira, o Thiaguinho (DEM) a chefiar a administração municipal até o momento.

Novo prefeito (a) vai comandar Itatiaia até 31 de dezembro de 2024-Cyntia Freitas

ELEIÇÃO

Por medida de prevenção sanitária contra a Covid-19, o início da votação foi antecipado em uma hora, com as seções eleitorais funcionando das 7 às 17 horas. “Não haverá identificação biométrica, para evitar a superfície de contato em comum. A apresentação do documento de identificação oficial com foto ao mesário ou à mesária será feita a distância. Haverá álcool em gel disponível e orientação para que eleitoras e eleitores higienizem as mãos antes e depois de votarem. Nos locais de votação, será obrigatório o uso de máscara cobrindo nariz e boca”, informa o TRE.

RESTRIÇÕES À PROPAGANDA

De acordo com a Resolução do TRE-RJ 1.201/21 nesta sexta-feira, dia 11, é o prazo-limite para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução de propaganda eleitoral no portal do jornal impresso na internet. Já a propaganda política mediante reuniões públicas ou de comícios e utilização de aparelhos de sonorização e debates no rádio ou na televisão foram encerrados na quinta-feira, dia 10.

No sábado, dia 12, véspera do pleito é o último dia para a propaganda eleitoral. Nesta data ainda é permitido que os candidatos utilizem alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8 e 22 horas. Porém, essa aparelhagem de som deve transitar pela cidade, sem ser fixada num determinado local. Também pode haver distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata, desde que respeitadas as restrições impostas pelas autoridades públicas em decorrência da pandemia. Já o uso carro de som ou minitrio é autorizado até as 22 horas, mas apenas em carreatas, caminhadas e passeatas.

No domingo, dia 13, data da eleição suplementar, é vedada qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. Até o término da votação, às 17 horas, é proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. Nesse dia, somente é permitida ao eleitor manifestar individual e silenciosamente a preferência por partido político, coligação ou candidato.

URNAS JÁ FORAM INSEMINADAS

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizou na quarta-feira, dia 9, a cerimônia de inseminação e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Eleição Suplementar de Itatiaia. Foram inseminadas 78 urnas eletrônicas ao todo, sendo 12 de contingência, aquelas utilizadas em caso de eventual necessidade de substituição.

A inseminação consiste em transferir para as urnas os dados dos candidatos, da candidata, das eleitoras e dos eleitores. Após a inserção dos dados foram realizados testes nos equipamentos, que receberam lacres especiais, criados pela Casa da Moeda, que garantem a inviabilidade da urna até o encerramento das eleições.


DEZ SESSÕES ELEITORAIS TRANSFERIDAS

Os eleitores de Itatiaia inscritos nas seções 14, 15, 16, 17, 18, 152, 159, 164, 169 e 203, que funcionavam na Escola Municipal Maria José de Aquino, devem ficar atentos à alteração do local de votação. No domingo, dia 13, essas seções eleitorais irão funcionar no Centro de Educação Infantil Neli Pereira da Silva, na rua Francisco de Carvalho, sem número, na Vila Maia. “Obras no antigo local motivaram a alteração”, explica a chefe de cartório da 198ª Zona Eleitoral (Resende), Consuelo Toledo.

CONHEÇA OS CANDIDATOS A PREFEITO

 

FABÍOLA RODRIGUES – PSOL

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vai disputar a eleição com a Chapa Única formada pelas candidatas, a atriz e produtora, Fabíola Soares Ferreira Rodrigues, 42 anos, como prefeita e a cozinheira, Ricarda Helena da Silva, 46 anos, co-prefeita. O número das candidatas é o 50.

BISOL – PDT

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) definiu os nomes do advogado, Adalberto Luiz Bisol, 70 anos e do contador, Carlos Porto da Silva, 82 anos, como candidatos a prefeito e a vice-prefeito. O número é 12.

IRINEU NOGUEIRA – PTB

A Coligação “Pelo Futuro de Itatiaia” que reúne o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB) disputa a eleição com os nomes do empresário Irineu Nogueira Coelho, 59 anos, (PTB) como candidato a prefeito e o ex-secretário municipal de Desenvolvimento, o empresário, Denilson Sampaio da Silva, 50 anos (PSDB). O número é 14.

BRUNO DINIZ (SDD)

O vereador Bruno Guimarães Diniz, 35 anos (Solidariedade) e o médico, Márcio Eduardo Braga, 52 anos (Cidadania) são candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Eles fazem parte da Coligação “O futuro é agora” que reúne os partidos Cidadania, Solidariedade, Partido Liberal (PL), Partido Verde (PV), Progressistas (PP), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Partido Social Liberal (PSL).  O número é 77.

VANINHO (PSC) – 

O Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) têm os vereadores, Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho, 44 anos para disputar a vaga de prefeito e de Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira, 41 anos, como vice-prefeito. O número é 20.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos