BARRA MANSA
As chuvas que atingem o Sul Fluminense acarretaram na elevação dos rios Barra Mansa (2 metros), Bananal (3,81 metros) e Rio Paraíba do Sul (2,94 metros). Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sergio Mendes, não houve transbordamentos, mas há a possibilidade que isso ocorra, caso as chuvas continuem. Ele ainda pede que a população fique alerta e que a qualquer sinal de transbordo, busque se abrigar em local seguro.
Nesta segunda-feira, dia 6, agentes da Defesa Civil estão percorrendo diversas áreas do município consideradas de risco a fim de avaliar a situação e traçar um panorama, já que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para hoje tempo encoberto a nublado, com possibilidades de chuvas isoladas e ventos de fraco a moderado.
Sergio explica ainda que essa elevação se dá principalmente pelas fortes chuvas na cidade de Rio Claro e Bananal, que acarretaram na cheia dos rios Bananal e Barra Mansa. “Os pluviômetros de lá bateram aproximadamente 67 milímetros em Rio Claro e 70 milímetros em Bananal”, disse, acrescentando que os níveis dos rios já estão diminuindo. “Apesar disso, a recomendação é ficar atento e a qualquer problema ligar para o 199 caso haja transtornos”, disse, afirmando que o número funciona 24 horas.
alagamento no Bocaininha
Na noite de domingo, dia 5, o bairro Bocaininha chegou a ficar alagado por causa da chuva. De acordo com Sergio Mendes, as informações que chegaram até a Defesa Civil é de que alguém teria deixado uma quantidade de areia na rua, o que acarretou na obstrução no sistema de drenagem. “Nós sempre orientamos a população a não deixar lixo na rua, a cuidar bem do local onde moram para evitar casos como esses”, afirmou, acrescentando que o órgão foi acionado também por causa de queda de galhos de árvores nos bairros Santa Clara, Centro, Nove de Abril e Vista Alegre.