SUL FLUMINENSE
Cidades da região Sul Fluminense estão sendo afetadas pela forte chuva e a previsão é que o tempo para a semana que se inicia fique instável.
Em Resende, a Defesa Civil acompanhou duas ocorrências no município nas últimas 24 horas. Às 20h15min, a equipe recebeu, por meio do 199, informações sobre transbordamento do Rio Preto, atingindo a Avenida Wenceslau Braz, no Distrito de Visconde de Mauá. “Imediatamente fomos até o local e constatamos que o transbordamento deu-se devido a tromba d’água na região de Maromba, onde ocasionou alagamento de uma lanchonete, com 10cm de água no Lote 10”, informou a Defesa Civil, explicando ainda que no percurso de retorno para cidade de Resende, identificou galhos e árvores obstruindo parte da Rodovia RJ-163, impedindo o uso de uma das vias.
Como medida adotada a Defesa Civil efetuou o corte, a remoção e a liberação para fluxo normal de veículos. Não há registro de ocorrências com desabrigados ou desalojados. “A previsão do tempo para as próximas 24 horas no município é de manhã com céu com muitas nuvens, parcialmente nublado e curtas aberturas com sol. Na tarde, o céu estará com variação de nuvens e poderá ocorrer pancadas de chuva localizadas, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia e rajadas de ventos de 12km/h. Na noite, o céu permanece com muitas nuvens e há possibilidades de pancadas de chuvas”, informou a equipe.
Também chove desde a noite de ontem em Volta Redonda e Itatiaia, mais especificamente em Penedo. Até a publicação desta reportagem a primeira cidade não havia atualização da Defesa Civil sobre ocorrências.
ITATIAIA
A Defesa Civil informa que ontem choveu 58mm no município e as ocorrências em decorrência das chuvas foram: Uma queda uma árvore na rede de energia elétrica na Estrada das Três Cachoeiras. A equipe da Defesa Civil avisou a concessionária de energia que atende a região (Ceres), que foram até o local.
Na Rua da África, na África I, houve um deslizamento de terra, que devido a chuva se transformou em lama. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos desobstruiu a via, agora de manhã. No Jambeiro II, houve dois pequenos deslizamentos a via no local está em meia pista e já sinalizada pela Guarda Civil Municipal. No Jardim Martinelli houve um alagamento, devido também ao excesso de chuva. A previsão e que a via seja desobstruída nesta segunda-feira, 28. O local também foi sinalizado pela Guarda Municipal.
A Defesa Civil também entrou em contato com Furnas e o operador de plantão informou que no município a vazão é de 300 m3/s e o reservatório está em 58%, o que configura normalidade.
Foi informado também a Defesa Civil que ocorreu há pouco uma cabeça d’água no Parque Nacional, mais com o tempo chuvoso, hoje de manhã não tinha ninguém na água.
De acordo com a Secretaria de Obras, os serviços que não forem concluídos hoje serão terminados nesta segunda-feira.
MAIS CHUVAS
Segundo o Monitoramento Climático Fluminense, a tendência para os próximos dias é que a nebulosidade diminua ainda mais, principalmente entre o fim da manhã e começo da tarde, dando espaço para o sol aparecer com mais força. “Consequentemente as temperaturas entram em elevação. As máximas voltam para a casa dos 30 graus em praticamente todo o Estado. Com isso nós vamos ter de volta a combinação de calor e umidade que vai favorecer a formação de nuvens carregadas, que entre a tarde e noite vão provocar temporais fortes, porém isolados em diversas regiões Fluminenses, principalmente no interior do Estado”, informou o MCF.
A equipe explica ainda que tudo indica que o último dia de 2020 será bem típico do verão no Estado. “É importante ressaltar que nos próximos dias os rios vão continuar com o nível acima do normal e o solo encharcado, por isso onde esses temporais caírem eles podem provocar transtornos, fiquem atentos”, informa, lembrando que em caso de emergência ligue para a Defesa Civil (telefone 199) e que essas informações podem sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.