ITATIAIA
A Defesa Civil de Itatiaia já começa a planejar as ações preventivas para serem implantados em todo município preparando a população para o período de chuvas de verão. Uma reunião ocorrida esta semana pelo órgão, vinculado a Secretaria de Ordem Pública, destacou a necessidade de um trabalho conscientização para reduzir os transtornos típicos desse período.
De acordo com o diretor da Defesa Civil do Município, Valdair do Nascimento, o trabalho antecipado tem o objetivo de “prevenir acidentes e assegurar o atendimento rápido à população em caso de ocorrências, principalmente nas áreas riscos”.
Ele destacou que dentre as ações da equipe, está à elaboração do Plano de Contingência, o mapeamento das áreas de risco, a fiscalização da sinalização dos balneários e campanhas educativas junto às escolas. “Estamos providenciando a troca da sinalização dos balneários, principalmente nos pontos próximos a cachoeiras com riscos de afogamento, pois algumas placas não estão mais com uma boa visibilidade”, informa o diretor, reforçando o trabalho de conscientização como público infantil e seus responsáveis. “No verão muitas crianças visitam com frequência as cachoeiras da cidade, então estamos elaborando uma campanha educativa para ser realizada nas escolas e assim orientar não só as crianças, mas também os pais”, disse.
Nascimento revelou ainda que com relação aos rios, uma análise está sendo feita para pedir ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente) a limpeza dos rios Acará e Santo Antônio.
De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Carlos César de Paula, a cada dois meses acontecem às reuniões do Plano de Auxílio Mútuo da Região das Agulhas Negras (PAM-RAN) que envolve empresas, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar. “Estamos sempre atentos às emergências do nosso município e o PAM-RAN traça ações e soma esforços entre as empresas e as entidades governamentais, assegurando assim mais eficiência e conhecimento técnico no atendimento às emergências e desastres naturais. Tudo isso é muito importante para assegurar a tranquilidade de nossa população”, ressaltou o Secretário de Ordem Pública.
Para atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a Defesa Civil disponibiliza o telefone 199 (gratuito) ou o 3352-1134 para que os moradores acionem o órgão em caso de emergência. Nos fins de semana e feriado o contato deve ser feito pelo número 153 que é gratuito e funciona durante 24 horas.