VOLTA REDONDA
Seguem até o próximo dia 30 as inscrições para a Chamada Escolar 2020 para a Educação Infantil (creches e pré-escola) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem comparecer à escola mais próxima da residência.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, as inscrições são gratuitas e o conselho é para que o cadastro seja feito na unidade mais próxima de casa. “A chamada é a maneira mais justa para garantir uma vaga no próximo ano letivo. Se não houver vagas para todos os inscritos, são utilizados os critérios de classificação e o candidato pode ser encaminhado para outra escola na mesma região, onde reside”, explicou Rita.
Para inscrições em creche ou pré-escola, os pais ou responsáveis devem efetuar o cadastro, levando a documentação exigida. Quem for realizar a inscrição para Educação Infantil deve levar a Certidão de Nascimento original do candidato, comprovantes de residência e de trabalho (este último só em caso de vagas para creche), número do Número de Identificação Social (NIS), e comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou declaração de beneficiário expedida pelo Gestor Municipal da Assistência Social (Smac).
As vagas para creches podem ser preenchidas por crianças nascidas entre 1º de abril e 2016 e 30 de novembro de 2019; a pré-escola é voltada para os nascidos entre 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2016. As vagas serão distribuídas seguindo a classificação dos seguintes critérios: ser morador de Volta Redonda; ser inscrito no CadÚnico (NIS); estar inserido no Bolsa Família; além de levar em consideração a idade, o mais velho tem preferência, e a renda familiar. Também tem prioridade na matrícula o candidato com deficiência comprovada por diagnóstico médico, conforme previsto por Lei.
Inscrições para EJA
A inscrição para jovens e adultos pode ser feita a partir dos 15 anos. São necessários: original da Certidão de Nascimento do candidato ou Carteira de Identidade; comprovante de residência; e declaração ou comprovante de trabalho. O aluno com idade superior a 18 anos pode fazer o próprio cadastro. Para menores de idade, o responsável legal deve efetuar a inscrição.