Prefeitura recebe novos uniformes para alunos da rede pública municipal de ensino

0

RESENDE

Os novos uniformes da rede pública municipal de ensino já foram recebidos pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A previsão é de que a Secretaria de Educação distribua os novos uniformes para as escolas municipais, na segunda quinzena de janeiro. As aulas da rede municipal começam no dia quatro de fevereiro. Cada unidade educacional irá se preparar para realizar a entrega dos uniformes aos alunos.

De acordo com o levantamento realizado em novembro do ano passado, todos os 14.351 alunos matriculados na rede vão ser contemplados com duas camisas do uniforme cada. Já os conjuntos – compostos por uma calça, um casaco e duas bermudas – serão distribuídos para 9.639 estudantes que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Do material adquirido pelo governo municipal, faltam chegar apenas os casacos do kit, que serão fornecidos em breve.

A secretária municipal de Educação, Rosa Frech, reforçou que os novos uniformes fazem parte do processo de modernização da rede municipal de ensino, agregando motivação e condições dignas para manter a frequência das crianças e adolescentes nas salas de aula. “Um uniforme de boa qualidade gera a sensação de bem-estar, que reflete em melhorias no desempenho escolar. A padronização das vestimentas na hora de estudar também cria um sentimento de pertencimento ao grupo, fator que contribui para o desenvolvimento psicossocial das crianças. Entre os avanços na atual gestão, podem ser citados: 17 das 63 unidades passaram por obras de revitalização ou construção”, frisa, acrescentando mais benfeitorias: outras sete reformas estão em andamento assim como a construção de escola municipal no bairro Parque Minas Gerais; valorização dos profissionais; prêmios de destaque no ensino; reformulação da merenda escolar com cardápio mais nutritivo e saboroso; mais de 450 novas vagas em creches; aquisição de materiais escolares e esportivos, além de novos equipamentos, instrumentos musicais, óculos para alunos e mobílias; e a chegada de nove ônibus do projeto ‘Caminho da Escola’ e um adaptado para o Programa Gente Eficiente, com capacidade para 27 usuários.

Balanço positivo com 17 escolas entregues pelo ‘Revitaliza Resende’

O ano de 2019 traçou novos caminhos para um futuro cada vez mais promissor tanto para os alunos quanto profissionais da rede pública municipal de ensino. A última notícia anunciada pela prefeitura em dezembro, foi a construção da nova escola municipal do bairro Parque Minas Gerais, com 10 salas de aula, no espaço aproximado de três mil metros quadrados, na região das Barras. Durante os três anos de governo, 17 unidades de ensino do município das 63 existentes foram entregues às comunidades, entre revitalizadas, ampliadas e construídas, com destaque para as creches novinhas em folha do distrito de Visconde de Mauá e do bairro São Caetano. Além disso, sete estão sendo reformadas pelo Programa ‘Revitaliza Resende’, desenvolvido pela prefeitura.

No dia 28 de abril deste ano, data em que se comemora o Dia da Educação, mais um marco na rede municipal de ensino: a equiparação salarial dos servidores do Magistério da Educação Básica ao piso profissional nacional, regulamentado pela Lei Federal 11.738, de 16 de julho de 2008. Os professores estão recebendo seus vencimentos equiparados desde maio deste ano. A prefeitura implantou o piso nacional na rede de ensino do município, devido ao equilíbrio das finanças do Poder Executivo, revisão de contratos e licitações e cortes de cargos e secretarias nos primeiros anos da nova gestão.

Em 2017, a nova gestão se deparou com um déficit de mais de R$ 4 milhões, que refletiu na adoção de uma política de austeridade. Com o equilíbrio dos gastos e cortes necessários, o governo conseguiu a aprovação das contas de 2017 perante o Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma vez que haviam sido rejeitadas as do ano anterior, de 2016. Com as medidas adotadas, a prefeitura gerou uma grande economia, que permitiu tais investimentos na área da Educação. Este ano, mais uma notícia boa: TCE aprovou as contas da prefeitura por unanimidade, o que demonstra comprometimento da atual gestão em diversos setores.

Vale lembrar sobre a aquisição em 2019, de nove ônibus do projeto ‘Caminho da Escola’, que beneficiam as comunidades rurais, e um adaptado para o Programa Gente Eficiente, com capacidade para 27 usuários. Foram realizadas diversas melhorias na infraestrutura do ‘Gente Eficiente’. Pensando no lazer e bem-estar social, foram viabilizados novos parquinhos nas escolas municipais. Também houve aumento de vagas para o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. O Proerd tem como finalidade preparar crianças e adolescentes para dizerem não às drogas, além de incentivar valores como o civismo, a ética e o respeito às leis.

 

 

error: Conteúdo protegido !