RESENDE
Uma solenidade no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) vai dar posse ao prefeito Diogo Balieiro Diniz, ao vice-prefeito, Geraldo da Cunha, o Geraldinho, ambos do Democratas, além dos 17 vereadores eleitos para o mandato 2021-2024. A solenidade, que acontece às 19 horas, marcará também a eleição e posse da nova Mesa Diretora da Câmara Vereadores.
A medida foi tomada por meio do ato nº079/2020, assinado pelo atual presidente do legislativo, o vereador Edson Vieira Miranda, o Edson Peroba (Cidadania) e publicado no último dia 23. A escolha do local da posse do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores levou em conta o Regimento Interno da Câmara de Vereadores e o atual momento de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a recomendação no sentido de buscar distanciamento coletivo.
Durante a cerimônia, por determinação do Regimento Interno do Legislativo, o parlamentar eleito mais idoso, no caso, Roque Cerqueira (PL), vai presidir os trabalhos e empossar o grupo de 17 vereadores. Em seguida, Roque conduzirá a posse do prefeito Diogo Balieiro e do vice-prefeito Geraldo da Cunha, ambos reeleitos com 82,57% dos votos válidos totalizando 54.880. A próxima etapa da solenidade será a eleição das Mesas Diretoras da Câmara para os biênios 2021-2022 e 2023-2024. Esta será a primeira vez que será feito a eleição de duas mesas diretoras logo no início da legislatura.
Foram reeleitos para o próximo mandato os vereadores Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos); Renan Marassi e Roque Cerqueira, ambos do PL; Davi Manuel de Jesus, o Davi do Esporte; Sandro Ritton (DEM); Luís Henrique Sene de Brito, o Hick Sene, todos do Democratas; além de Soraia Balieiro (PSD); Tiago Forastieri (PP) e Edson Vieira Miranda, o Edson Peroba (Cidadania). Foram eleitos também para o mandato 2021-2024 Raphael mariano Fernandes, o Kael (PSD), Nélson da Silveira Diniz, o Nelsinho Diniz (DEM), Matheus Oliveira (Podemos), Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson (PL), Fábio Lucas (Avante), Pedro Paulo Narciso, o Paulinho do Futsal (Cidadania), Márcia Maria de Oliveira Lima, a Marcia Lima (Republicanos) e José Antônio Nogueira, o Zé Antônio (Patriota).