VOLTA REDONDA
Na noite do último sábado, 19, a Câmara dos Vereadores de Volta Redonda sediou a cerimônia de empossamento dos novos integrantes da AVL (Academia Volta-redondense de Letras). O evento que contou com a presença autoridades civis e políticas, além de grandes empresários e figuras acadêmicas, emocionou a todos que estavam na plateia e, claro, os novos membros.
Foi o primeiro evento de posse ocorrido após a pandemia, reunindo então os dois membros efetivos eleitos em 2021 e os doze em 2022, além dos membros correspondentes, que residem em outras cidades.
Os imortais eleitos em 2021 foram o ator Rodrigo Hallvys e a poeta Lee Brasil, a qual discursou em nome de todos os empossados da noite. Em sua fala, Lee exemplificou figuras renomadas, outras academias, obras, a alegria e a responsabilidade de ser parte de uma academia de letras, deixando diversas pessoas em lágrimas e sendo ovacionada pelo público presente. “Foi-me dada a difícil incumbência de falar em nome dos confrades e confreiras recém-empossados, em que procurei ressaltar o peso da responsabilidade de ter sobre nossos ombros a estola de uma instituição como a AVL”, declara a poeta, que é professora e conhecida no meio literário.
José Huguenin, presidente da Academia Volta-redondense de Letras falou o quão importante é a consciência e o dever de um imortal, inclusive a sabedoria para compreender que ocupar uma cadeira em uma academia de letras não é motivo para exaltação de vaidade. Ele ainda leu um poema em homenagem a Vicente Melo, que morreu durante período de mandato, em 2021. “Receber os novos acadêmicos foi emocionante e passo fundamental para a AVL. Com o quadro completo, mais projetos poderá ser executados para.cumprir nossa missão: registrar e difundir a literatura feita na cidade do aço” – explica Huguenin.
Em sua cerimônia com maior número de acadêmicos tomando posse, a AVL também diplomou os acadêmicos eleitos em 2022: Ana Malfacini, Angela Alves Crispim, Camila Cabral, Debora Corsi, Elisa Andrade, Flávia Souza Lima, Jéssica Regina, Luciano Baptista Domingos, Raquel Leal, Sara Jane, Shirley D. e Thalita Wutke.
Foi ainda exaltado o grande número de mulheres tomando posse na cerimônia, mostrando a importância da ocupação dos espaços na sociedade pelo público feminino.
Ainda estiveram presentes para tomar posse os acadêmicos correspondentes Claudia Lundgren (Teresópolis), Edmilson Naves (Barra Mansa), Lucia Araujo (Pinheiral) e Robson Chaves (Barra Mansa). Também estavam presentes a ex-presidente e membra fundadora da AVL Mércia Christani, o vice-presidente da AVL Lourildo Costa, os acadêmicos Jean Carlos (Coordenador editoral), Elisa Carvalho (membra fundadora) e o acadêmico Márcio Castilho.