Cederj de Volta Redonda promove aula inaugural no próximo sábado

0

VOLTA REDONDA
O polo Cederj Volta Redonda Professor Darcy Ribeiro promove no próximo sábado, dia 14, uma aula inaugural. O objetivo é esclarecer dúvidas e promover o acolhimento dos alunos, que estão ingressando nesse semestre nos cursos oferecido. A aula é destinada aos calouros, alunos veteranos, tutores presenciais, articuladores, direção do pollo e convidados. Devido à pandemia, a aula será de forma online, através de uma live.
De acordo com a direção do Cederj, a aula inaugural acontece em dois momentos distintos. O primeiro deles, às 14 horas, com a direção, convidados, tutores, articuladores, alunos, calouros e veteranos de todos os cursos. Já às 15 horas, o publico alvo será os articuladores, alunos e mediadores, separadas por curso.
AULAS TUTORIAIS
As aulas tutoriais começam a partir da próxima segunda-feira, dia 16. Como o atendimento está sendo feito à distância, são utilizadas diversas ferramentas, como chat, fórum, lives com horários fixos. As avaliações também continuam à distância.
A diretora do Cederj, Neusa Magali de Carvalho Gonçalves, ressalta que a aula inaugural vai marcar o início do novo semestre. “Queremos acolher os calouros, apresentar o Cederj e o polo e falar um pouco sobre Universidade e o curso do qual ele faz parte. Como as aulas ainda estão sendo realizadas à distância, devido à pandemia, é uma forma de dar boas vindas aos nossos alunos e tirar todas as dúvidas que eles tiverem”, disse a diretora.
Ela destacou ainda que hoje o Cederj representa oportunidade de estudo aos que necessitam da modalidade semipresencial, sendo grande a sua contribuição para a educação no município, na formação do cidadão, além de contar com grande número de profissionais, formados no Cederj, aprovados em concursos realizados em Volta Redonda e cidades vizinhas.
POLO PROFESSOR DARCY RIBEIRO
O polo professor Darcy Ribeiro iniciou suas atividades em 2002, oferecendo curso de matemática na Escola Municipal Delce Horta, com quatro tutores, um diretor e uma secretária. Ao longo dos anos, o projeto cresceu e hoje atende milhares de pessoas.
Atualmente, o polo oferece seis cursos de graduação, na modalidade semipresencial: Licenciatura em Pedagogia (Unirio), Matemática (UFF), Física (UFRJ) e Biologia (UFRJ); Tecnologia em Sistema de Computação (UFF) Bacharelado em Administração Pública (UFF); levando através do Consórcio Cederj educação superior gratuita e de qualidade para mais de 1200 alunos de Volta Redonda e cidades vizinhas, e oferecendo duas vezes por ano cerca de 240 novas vagas através de vestibular próprio e também do Enem.
Para atender esse público, o Cederj conta com dois funcionários na secretaria, uma servente, uma diretora de polo, cinquenta e três tutores presenciais e sete tutores coordenadores.
O polo fica localizado na lateral do Estádio Raulino de Oliveira, o Estádio da Cidadania, num espaço próprio, com secretaria, sala de direção, salas para tutorias presenciais, dois uma biblioteca e um auditório, construído e inaugurado pelo prefeito Antônio Francisco Neto, que acreditou e investiu num projeto novo e desconhecido.