BARRA MANSA
A procura foi intensa ontem por vacinas contra a Covid-19 em Barra Mansa. Tanto que causou trânsito no Centro. Segundo informações da prefeitura, cerca de cinco mil vacinas foram aplicadas, o que fez com que a cidade ultrapassasse o número de 100 mil doses, entre 1ª e 2ª, aplicadas. O fechamento total do número não foi divulgado até o fechamento desta edição.
O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, destacou que conforme a ação de imunização avança para faixas etárias mais baixas, maior é o número de pessoas a receberem a primeira dose. Porém, falou de uma preocupação. “Tivemos essa demanda muito grande devido ao expressivo número de munícipes que não estão respeitando a programação da faixa etária de vacinação. Como em todo município do país, há aqueles que querem escolher qual o imunobiológico que irão tomar. Quando se faz repescagem, todos querem tomar Janssen ou Pfizer. Com isso, gera uma demanda além do cronograma e estimativa de doses previstas, prejudicando aqueles que estão na faixa etária do dia, além de causarem o trânsito visto hoje”, disse. Ontem aconteceu a repescagem de comorbidades e demais idades já aplicadas.
Foram vacinadas segunda-feira pessoas de 46 anos, além de grávidas, puérperas e lactantes. E hoje a vacinação é para o público de 45 anos, gestantes, puérperas e lactantes. Toda a imunização é concentrada no Parque da Cidade. Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde mudará a estratégia para o pleno funcionamento do Plano Nacional de Imunização (PNI). A estratégia da repescagem será divulgada em breve. Segundo a prefeitura, a população precisa procurar o atendimento apenas no dia da faixa etária correta.