>
a voz da cidade 970 x 150 px

Cerca de 400 mil empreendimentos fecharam no Estado do Rio nos últimos cinco anos

Por Roze Martins
bnr am aniv resende 970x150

 ESTADO DO RIO

Levantamento inédito do CDLRio – Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro e do SindilojasRio Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio, baseado em dados da Junta Comercial-RJ, revela que entre 2019-2023 mais de 393 mil empresas terminaram suas atividades no Estado do Rio, enquanto mais de um milhão de novos negócios foram abertos. O estudo mostra também a influência desse processo na economia fluminense e indica caminhos para a retomada do crescimento.

Nos números de abertura e fechamento de CNPJs incluem-se os MEIs (Microempreendedores Individuais). Em adição, o levantamento mediu o tempo de vida das empresas e cerca de 91,0% viveu até 10 anos, da seguinte forma: 15,3% sobreviveram por menos de um ano (taxa de mortalidade considerada alta); 59,8% viveram de um a cinco anos; e 15,9% entre seis e dez anos.


De acordo com Antonio Everson, o assessor econômico do CDLRio e do SindilojasRio e responsável pelo estudo, um dos fatores que contribuem para esse volume de fechamento de empresas, é a dificuldades de elas se manterem a longo prazo no Rio.

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, é preciso que o governo desenvolva políticas públicas que favoreçam mais o ambiente de negócios do Rio de Janeiro. “Com isso o comércio lojista, já massacrado pelo peso da burocracia e da alta carga tributária, acaba sucumbindo e não encontra alternativa a não ser o encerramento de sua atividade”, diz Aldo.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos