Prefeitura de Japeri promove trilha para a terceira idade até o Pico da Coragem

0

JAPERI

A manhã desta terça-feira, dia 28, da turma da terceira idade de Japeri começou para lá de animada. Isso porque a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer, promoveu uma trilha até o Pico da Coragem, que com seus 380 metros de altitude é um dos mais belos pontos turísticos da cidade. O local possui ainda uma das melhores rampas para voos de asa delta e saltos de paraquedas. E está no inventário turístico que será apresentado na Câmara de vereadores nesta quarta-feira, dia 29.

A atividade faz parte da Semana de Valorização dos Pontos Turísticos da Cidade, instituída pela lei municipal n°1458/22.

Os participantes tiveram um longo caminho até chegarem ao pico. Acompanhados de um instrutor, o grupo seguiu firme até o ponto mais alto onde puderam apreciar, boa parte da Baixada Fluminense, O Cristo Redentor, mesmo encoberto e até o mar. Bravos, deixaram para trás jovens que não conseguiram completar a jornada. A caminhada, além incentivar a acessibilidade à população aos locais mais bonitos da do município, também incentiva a qualidade de uma vida saudável.

Depois de contemplarem a bela paisagem, os trilheiros aproveitaram para registrar em fotos a aventura e junto com os professores participaram de atividades de alongamento. A boa forma e a energia dos idosos pode ser explicada por eles serem ativos nas atividades oferecidas na Academia da Terceira Idade.
Quem participou e gostou muito da trilha foi a Maria de Lurdes, de 72 anos, moradora do bairro Citrópolis. “Muito bom para a cidade, ainda mais para nós da terceira idade. A Prefeitura poderia fazer outros eventos como esse e, se acontecer, vou participar novamente”, disse.

Já o vereador professor Josemar, autor da lei que garante a Semana de Valorização dos Pontos Turísticos em Japeri, comemorou o resultado da atividade. “Muito bom ver que o projeto está surtindo efeito. E é esse o nosso objetivo, trabalhar em conjunto com a nossa prefeita em prol de ações relevantes para Japeri”, comentou o parlamentar.
O secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Marcelo Sucuri, também ficou satisfeito com a ação. “Fico orgulhoso em ver nossa cidade valorizando a saúde, valorizando os nossos pontos turísticos. Acredito que causa um impacto muito positivo as pessoas verem que em nossa cidade tem muita coisa boa. Aproveito para convidar as pessoas a conhecerem nossas belezas naturais”, encerra.

Uma semana repleta de atividades

Desde a última segunda-feira, dia 27, a Prefeitura de Japeri promove ações alusivas a Semana de Valorização aos Pontos Turísticos da cidade. As atividades começaram no Campo do Golfe e uma aula recreativa com alunos da Escola Municipal Pedra Lisa.

A apresentação do Inventário da Oferta Turística de Japeri pelo Observatório de Turismo da Baixada Verde encerrará o ciclo de atividades.