VOLTA REDONDA
A decisão da primeira edição dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência (Jompede) aconteceu neste domingo na cidade do Aço e reuniu mais de 200 alunos de sete instituições. A realização foi da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), com o apoio de outras secretarias e autarquias. A competição aconteceu em dois locais: no Ginásio Amaro Inácio, no bairro Retiro, e no Estádio Raulino de Oliveira. Contou com jogos adaptados e diversas modalidades como Futsal, Cabo de guerra, Tênis de Mesa, Atletismo, Vôlei adaptado, Dama, Dominó, Xadrez, Zig-Zag com bola, Boliche, Chute a gol e Arremesso a cesta.
Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, o Jompede é um marco para a cidade de Volta Redonda. “Queremos tornar essa ação anual para o município. Fomentar nas instituições os jogos paradesportivos e desenvolver isso para os alunos potencializando junto a outras secretarias essa competição que é tão importante para o público. Essa é a orientação do nosso prefeito Samuca Silva e quero destacar a participação dos profissionais da Smel que se dedicaram com empenho e muito carinho para realizar esses jogos. Nisso governo está promovendo à inclusão e a valorização da pessoa com deficiência de Volta Redonda”, contou.
Gustavo Mendes foi um dos estudantes participantes. Ele contou que adorou ganhar uma medalha na modalidade de futsal. “É a primeira vez que ganhei uma medalha. Eu amei participar, fiquei feliz demais e minha família veio me ver”, afirmou.