VOLTA REDONDA
O Centro Cardiológico Camilo Riker Furtado, unidade da rede municipal de saúde de Volta Redonda, ampliou a oferta de exames de ecocardiograma pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia adotada para reduzir o tempo de espera dos pacientes foi a realização de mutirões aos sábados, iniciados em maio de 2025. Até dezembro do ano passado, foram realizados 960 exames nesse formato. Este fim de semana marcou o primeiro sábado de atendimentos em 2026.
O ecocardiograma é um exame fundamental para detectar doenças e anomalias na estrutura e na função do coração. Segundo a coordenadora do Centro Cardiológico, a enfermeira Cinara Cunha, a ampliação da oferta tem como principal objetivo agilizar o diagnóstico e o acompanhamento dos pacientes da rede pública. “No ano passado, realizamos dois mutirões por mês, com a oferta de 60 exames por sábado. Em 2026, após avaliação da demanda, no primeiro semestre vamos realizar um sábado por mês, também com 60 vagas. Esse número pode ser ampliado de acordo com a necessidade”, explicou Cinara. Ela destacou ainda que, regularmente, a unidade disponibiliza cerca de 100 ecocardiogramas por semana, sempre às segundas e quartas-feiras.
Moradora do bairro Sessenta, a aposentada Jovita Rodrigues, de 78 anos, foi uma das pacientes atendidas no mutirão deste sábado e elogiou a agilidade do atendimento em toda a rede municipal. “Desde o primeiro momento que me senti mal, fui muito bem atendida na unidade de saúde do meu bairro, no Hospital São João Batista, na primeira consulta aqui no Centro Cardiológico e agora na realização do exame. Tudo foi muito rápido, tanto a consulta quanto o exame. Só tenho que agradecer e parabenizar a todos”, afirmou.

Centro Cardiológico realiza exames e acompanhamento especializado – Divulgação PMVR
Durante os mutirões, a equipe de atendimento é composta por médico cardiologista, responsável pela realização do exame, técnico de enfermagem, recepcionista, representante da coordenação e auxiliar administrativo, garantindo o fluxo organizado e humanizado dos atendimentos.
As vagas para os exames realizados aos sábados são preenchidas exclusivamente por meio de agendamento prévio, seguindo a ordem estabelecida pelo Vivver, sistema municipal de gestão que regula os encaminhamentos dos pacientes com solicitação de ecocardiograma na rede pública de saúde.
Estrutura e outros serviços
Inaugurado em maio de 2023, o Centro Cardiológico Camilo Riker Furtado está localizado na Rua Desembargador César Salamonte, nº 191, no bairro Aterrado. A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 7 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 7 às 17 horas. O espaço conta com infraestrutura completa, incluindo consultórios e salas exclusivas para exames como ergometria (teste de esforço), eletrocardiograma, Holter, Mapa, ecocardiograma e reabilitação cardíaca.
O projeto do centro permite a centralização de consultas, exames e reabilitação, possibilitando que alguns procedimentos sejam realizados no mesmo dia da consulta médica. Antes dos atendimentos, todos os pacientes passam por acolhimento com técnicas de enfermagem, que incluem aferição da pressão arterial e hemoglicoteste.
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a importância da unidade para o município. “O Centro Cardiológico era um sonho que se tornou realidade e tem superado as expectativas da população. A ampliação da oferta de exames mostra o compromisso da equipe em atender bem à população. Essa é a filosofia que seguimos em toda a rede de saúde”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, também ressaltou o impacto positivo do serviço. “Desde 2023, Volta Redonda conta com uma estrutura moderna para tratar um dos problemas de saúde mais recorrentes e uma das principais causas de morte. Com o trabalho integrado da Atenção Primária até os exames e o acompanhamento especializado, estamos ajudando a salvar muitas vidas”, destacou.