RESENDE
A Prefeitura de Resende está promovendo a edição 2025 do Censo Municipal da Pessoa com Deficiência. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, tem como objetivo identificar a realidade socioeconômica das pessoas com deficiência no município e, com isso, desenvolver políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

População pode responder formulário online ou por e-mail até junho – Divulgação PMR
O levantamento teve início neste mês e seguirá pelos próximos três meses. Para tornar o processo mais abrangente, a prefeitura conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, por meio das Unidades Básicas de Saúde e dos Centros de Atendimento Educacionais.
“Em 2023, não houve adesão suficiente nas unidades de saúde. Por isso, neste ano, envolvemos os agentes comunitários de saúde, que conhecem bem os moradores da sua área. Também utilizamos os Centros de Atendimento à Pessoa com Deficiência, buscando a maior precisão possível nos dados. Isso permitirá à gestão entender e atender melhor as demandas dessa parcela da população”, afirmou O coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Emerson Cunha do Nascimento.
Nesta fase inicial, os atendimentos são feitos presencialmente nos centros especializados, conforme cronograma. Também é possível responder ao questionário de forma online, por meio do link formulário oficial ou enviando as informações para o e-mail: coord.pcd.resenderj@gmail.com.
Após o término da etapa atual, que inclui visitas a centros educacionais e instituições especializadas, uma nova fase será anunciada pela Prefeitura de Resende.
Atendimentos
De acordo com o cronograma da primeira etapa do Censo, até sexta-feira, dai 16, os atendimentos acontecem na Associação Pestalozzi, localizada no bairro Jardim Jalisco. De 19 a 23, a equipe estará na Unidade Educacional Municipal para Autistas de Resende (UEMAR), conhecida como Espaço dos Girassóis, no bairro Campo de Aviação. Já no período de 26 a 30, o atendimento acontece na Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio, no bairro Vila Julieta. Em junho, a equipe estará de 2 a 6 , Programa Gente Eficiente, localizado no Parque Julieta Botelho, conhecido no Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta.