AGULHAS NEGRAS
Os cemitérios da região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, funcionarão em horários especiais neste domingo, dia 2, em homenagem ao Dia de Finados.
As celebrações e cuidados reforçam o compromisso das prefeituras da região com a organização, segurança e acolhimento das famílias, oferecendo momentos de reflexão e homenagem aos entes queridos neste Dia de Finados.

Horários especiais e manutenção garantem visitação segura em cemitérios da região – Divulgação PMR
Em Resende existem quatro cemitérios, sendo três municipais, o Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos, o do distrito Engenheiro Passos e o de Vargem Grande, além de um particular, o Recanto do Vale, no distrito de Bulhões. O Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no bairro Alto dos Passo, deverá receber 5 mil pessoas. O Cemitério Municipal estará aberto ao público em horário diferenciado das 7 às 18 horas. A programação religiosa organizada pela Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda vai realizar missas de Finados, às 7, 9 e 16 horas. Já nos cemitérios de Engenheiro Passos e Vargem Grande, o funcionamento até 17 horas. Enquanto que no Cemitério Recando do Vale, a visitação é das 8 às 17 horas.
Em Itatiaia, o Cemitério Municipal, no bairro Vila Odete, abrirá das 7h30min às 17 horas, com previsão de receber cerca de duas mil pessoas. A Prefeitura de Itatiaia intensificou limpeza, varrição, capina, reparos na capela e manutenção no entorno, garantindo um ambiente organizado. O jazigo mais visitado é o do Padre José Wyrwinski. Para organizar o tráfego, a Guarda Civil Municipal fará monitoramento no local.
Outros cemitérios da região, como os de Maringá/Maromba, em Itatiaia, de Porto Real e de Quatis, também funcionarão em horários especiais, das 7 às 17 horas, com serviços de limpeza, roçada, pintura e apoio à visitação.
A orientação aos visitantes é evitar deixar vasos ou recipientes vazios, prevenindo a proliferação de insetos como o Aedes aegypti.