ANGRA DOS REIS/BRASÍLIA
Nesta terça-feira, 26, foi o dia de vereadoras e deputadas de diferentes estados do Brasil se reunirem para compartilhar experiências e discutir o papel da mulher na política no Encontro Nacional das Procuradorias da Mulher no Legislativo. O evento foi promovido pela deputada federal e procuradora geral da Mulher no Congresso Nacional, Soraya Santos (PL), conectando ainda parlamentares por vídeo chamada.
O encontro, no Estado do Rio foi mediado pela procuradora da mulher no Legislativo fluminense, deputada Tia Ju (Republicanos), e as procuradoras adjuntas, deputadas Célia Jordão (PL) e Martha Rocha (PDT). Também participaram do encontro as vereadoras eleitas em 2024. As participantes puderam debater pautas fundamentais relacionadas à representatividade feminina, discutir planos futuros e ações de combate à violência política de gênero.
Célia Jordão considerou que as Procuradorias são essenciais para garantir a defesa dos direitos da mulher e acolher vítimas de violência. “Esse é um debate importantíssimo porque somente a participação feminina poderá assegurar que as mulheres ocuparão os espaços de poder e decisão”, defendeu, pontuando ainda sobre os desafios enfrentados na política. “Muitas vezes as pessoas olham as mulheres eleitas e têm aquela sensação de que nós não enfrentamos dificuldades ou discriminações com relação à nossa atuação, mas isso não é uma verdade, enfrentamos muitas dificuldades. Mas não desistimos e lutamos todos os dias pela garantia da presença feminina na política e nos espaços de decisão”, afirmou.