ESTADO
O Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, recebeu, nesta quarta-feira (20/09), a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A sessão solene foi realizada no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense, e a Medalha foi entregue pela deputada Célia Jordão (PL), autora do projeto de resolução que propôs a concessão da honraria.
“É uma honra entregar esta Medalha ao Embaixador Francesco Azzarello, que tem um vasto currículo de serviços prestados à comunidade italiana não somente no Brasil, mas em outros lugares do mundo. A Itália trouxe importante legado para os brasileiros na área do Direito, na Arquitetura, na Arte e na Gastronomia, contribuindo para o desenvolvimento nacional. Mais uma vez, a Alerj torna-se protagonista no estreitamento das relações institucionais, em especial, com os consulados e embaixadas instaladas no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou a deputada.
Formado em Economia pela Universidade Luiss, de Roma, o palermitano Francesco Azzarello entrou na carreira diplomática como responsável de Controle de Armamentos na Direção-Geral para Assuntos Políticos, em março de 1986. Ao longo de sua trajetória nas embaixadas italianas, atuou como primeiro-secretário comercial em Teheran, no Irã; vice-chefe de missão em Tirana, na Albânia; e embaixador no Reino dos Países Baixos.
“Concluo minha missão no Brasil com muita emoção. Tenho saudades desse país antes mesmo de deixá-lo. Estou profundamente honrado com esta homenagem, que representa a solidez e a profundidade das relações do Rio de Janeiro e do Brasil com a Itália. Muito obrigado, do fundo do meu coração”, afirmou o Embaixador.
Participaram da mesa principal da cerimônia o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão; o bispo Abner Ferreira, presidente da Assembleia de Deus em Madureira; e o Almirante de Esquadra, Arthur Fernando Bettega.