BARRA MANSA
Recentes dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o volume de vendas do comércio varejista saltou 1,1% em fevereiro, a segunda alta seguida após a elevação de 0,8% verificada em janeiro. Com a variação apresentada pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), o setor está 1,2% acima do patamar pré-pandemia e 4,9% abaixo do pico da série, alcançado em outubro de 2020.
Com esses números e os sinais de recuperação na economia, é hora das empresas se estruturarem internamente para não perderem vendas. E este é o objetivo da CDL Barra Mansa, que lançou, na quarta-feira, dia 13, a Escola do Varejo, que trará uma série de palestras e capacitações voltadas aos funcionários do comércio, em especial os gerentes e atendentes.
O pontapé inicial da Escola do Varejo teve início com o evento “PARE”, comandado por um time de profissionais renomados, e professores da Convarejo, instituição de ensino e consultoria de Barra Mansa. Entre os temas destacados no evento estavam: “A importância da qualificação para sua equipe aumentar as vendas”, “Como reter os melhores talentos na sua equipe” e “Como se destacar no mercado através da experiência do cliente”, ministrados pelo presidente da Convarejo, Waldemar Vicente Junior; pela especialista em Gestão de Pessoas, Carla Moraes Silva (também gerente da empresa Saint Goiban); e pela publicitária Camile Teixeira (CEO da Una Marketing), respectivamente.
“Acredito muito que a experiência do cliente destaca a empresa no mercado e agora, nesse retorno pós-pandemia, onde as empresas estão precisando se reposicionar, proporcionar uma experiência do cliente positiva vai fazer com que você se destaque e seja a escolha do cliente para compra nesse momento. É dessa forma que eu acredito que as empresas poderão recuperar suas vendas”, explicou Camile.
Para o presidente da CDL Barra Mansa, Leonardo dos Santos, o evento marcou o início de uma nova fase para o comércio de toda região. “A qualificação é uma grande demanda de nosso segmento. E nessa palestra a gente pôde ver o quanto é importante estarmos buscando por capacitação e reciclagem. O capital humano faz toda a diferença dentro de qualquer organização. Percebemos que o diferencial de cada negócio são as pessoas e não somente o produto, o preço ou o prazo. Por isso, é importante valorizar e investir em pessoas”, pontuou Leonardo.
Ainda de acordo com o presidente da CDL-BM, a palestra representou o pontapé inicial para a realização um sonho antigo da entidade, que é a construção da Escola do Varejo, com cursos permanentes para capacitar pessoas que trabalham no comércio e oferecer mais qualidade no atendimento nas lojas de Barra Mansa. “Com isso, ganha todo mundo! Ganha o profissional que estará melhor preparado para fazer mais vendas, o que, consequentemente, irá refletir em seu salário; ganha o empresário, que terá uma pessoa comprometida e produzindo mais; e ganha o consumidor, que vai contar com um vendedor mais preparado para atender”, acrescentou.
Jacson Alves Pereira é gerente de uma joalheria na cidade e afirma ter tirado bom proveito da palestra realizada na CDL. “Hoje, qualquer tipo de palestra, de curso, é muito válido. A gente nunca sabe de tudo, por isso, é importante estar sempre em comunicação com nosso fornecedor, nosso cliente, nosso produto e é fundamental buscar agregar conhecimento cada vez mais”, disse Jacson, que ainda ponderou: “Se a pessoa achar que sabe tudo, não sabe nada. Parou no tempo e está voltando para trás. A gente tem que olhar para frente, buscar saber mais, conhecer seu cliente, entender seus gostos e entrar em contato para apresentar novidades. Isso é muito importante para a fidelização”.
Proprietário de uma loja especializada em elétrica e eletrônica, José Diomar Pereira, o Marinho, também prestigiou o evento e elogiou a qualificação dos palestrantes. “Foi muito bom. Eles explicaram sobre o que nós, como empresários, precisamos fazer, como, por exemplo, olhar nosso pessoal, nossa arrumação de loja, estudar o cliente. Hoje, o perfil do cliente é outro, diferente de quando montei loja, 28 anos atrás. Hoje o cliente pesquisa e vai na sua loja manipular o produto que já viu pela internet. E cabe a habilidade do vendedor em perceber isso e orientar sobre a garantia, sobre a facilidade de troca na loja física, etc”, comentou. Para Marinho, o sucesso não está aliado somente ao volume de venda. “Mas também à manutenção de sua empresa em um mercado tão difícil como está hoje, com essa concorrência tão caótica. Penso que devemos fortalecer, na nossa região, o treinamento de nosso pessoal. Às vezes temos um colaborador que está conosco há tantos anos, mas ele precisa de uma reciclagem, assim como nós, empresários, líderes e gerentes, que estamos à frente e, por isso, também precisamos nos atualizar. Reter talento não é só salário, é o tratamento que a gente dá ao nosso pessoal”, finalizou.
O evento – que além de ser organizado pela CDL Barra Mansa é também uma ação da CDL Jovem – teve entrada franca e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Convarejo.