BARRA MANSA
Uma entidade representativa do comércio com importante atuação na cidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL BM) completa 58 anos de história nesta quinta-feira, dia 25 de março. Assim como no ano passado, a tradicional comemoração na entidade terá que ficar para depois, por conta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Mas, neste momento, de tantos desafios, a diretoria aproveita para fazer uma reflexão sobre a história da entidade e um balanço das perspectivas para os próximos anos da classe e do movimento lojista.
“Gratidão por, há 58 anos, ganharmos de presente essa projeção e representatividade que Barra Mansa tem no panorama do movimento lojista municipal, estadual e nacional, por meio de uma entidade sólida, que olha e muito faz por nós”, define o atual presidente da CDL Barra Mansa, Leonardo dos Santos.
Ex-presidente e atual diretor de produtos e serviços da entidade, Xisto Vieira Neto também registra sua homenagem à entidade que representa um segmento que responde por mais de 60% dos empregos e da renda, gerados no município. “Parabéns à CDL Barra Mansa pelos seus 58 anos. Foi um orgulho e um aprendizado muito grande ter presidido esta casa”, lembra Xisto, que conduziu a diretoria da entidade entre 2017 a 2019.
Alício Camargo também foi presidente da CDL Barra Mansa, durante o período de 2014 a 2016, e avalia que a entidade completa seus 58 anos com muita maturidade. “Uma entidade que nasceu e se desenvolveu tendo sempre como como escopo a busca incessante pelo desenvolvimento da atividade comercial em nossa cidade. Por ali passaram grandes visionários, pessoas que se dedicaram sonhando com uma Barra Mansa de comércio forte e economia pujante. Tive orgulho de liderar essa entidade, onde iniciei em 1998, e hoje, 23 anos depois, sinto que pude contribuir para o seu desenvolvimento e o fortalecimento do comércio lojista em nossa cidade. Parabéns, CDL Barra Mansa, pelos seus 58 anos de luta em prol do movimento lojista”.
A história
Foi pensando em ajudar o setor e auxiliar nas principais questões de respaldos e proteções de crédito, que a CDL Barra Mansa foi fundada no dia 25 de março de 1963, 58 anos atrás. Nesta data, reunidos na sede da Associação Comercial Industrial Agropastoril e Prestadora de Serviços, um grupo de representantes comerciais e lojistas votou o estatuto de criação do Clube de Diretores Lojistas e, assim, elegeu a primeira diretoria da CDL BM. De lá pra cá, veio uma engrenagem de ações em prol dos negócios no município. Uma entidade que, junto à iniciativa privada, se organiza e se ajuda mutuamente para enfrentar os desafios. A cada gestão ao longo dos 58 anos da história da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa, diferentes grupos atuantes, com muitas ideias, passaram pela entidade e deixaram suas impressões, com suas experiências de vida e profissionais. Foram 21 presidentes no total que deixaram seus legados mas também levaram grandes aprendizados, sempre fazendo o melhor para o crescimento da classe empresarial e da economia. “Como presidente eu recebo essas experiências e acredito que todas elas nos servem de exemplos e nos levam ao progresso. São histórias que se fazem acontecer em planos econômicos, políticos e sociais. Esse é o papel de uma Câmara de Dirigentes Lojistas! É um orgulho imenso fazer parte desse movimento que começou com muita força de vontade, superando dificuldades – há mais de meio século – e ainda mantém sua união, depositando confiança em quem nela acredita e conseguindo mostrar à cidade que querer tudo é possível diante a união de uma classe, diante a força de ir à luta, de não desistir”, finaliza Leonardo dos Santos.
Ações
A atuação da CDL diante da pandemia de Covid-19 tem sido significativa, devido a conduta responsável e consciente nesse período de tantas dificuldades, inclusive para o comércio. No momento mais crítico da pandemia, a entidade disponibilizou alguns kits de máscaras e álcool em gel para os comerciantes, prestou assessoria financeira nas negociações bancárias e teve comunicação direta com cada associado, divulgando decretos e leis, realizou projetos importantes realização de campanhas de prevenção em mídias sociais para permanência do comércio aberto, elaboração de Cartilha Digital com orientação fiscais e trabalhistas entre outras ações diretas aos empresários.
Novos convênios do Clube de Vantagens, campanhas institucionais e gratuidade na Campanha de Natal aos associados foram outras ações promovidas pela CDL e que ajudaram a fomentar os negócios em 2020 e novos benefícios seguem nesse ano de 2021. As cobranças junto ao Poder Público Municipal a respeito de demandas importantes da categoria também merecem destaque. Importante ressaltar também os pleitos da entidade e junto à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, como a extinção da Lei 6613/2013, que trata da obrigatoriedade do Livro de Reclamações em cada estabelecimento; e a análise da substituição tributária e estudo para viabilidade de redução na margem de valor agregado praticada, evitando elevar os preços do comércio e tornando a economia mais competitiva. Junto à Federação, a entidade está à frente de outras lutas como aprovação do projeto de lei que prevê a redução da burocracia para cadastro e regularização de empresas, além das taxas em cartórios, o que irá beneficiar principalmente os pequenos empreendedores.
Entre os projetos futuros para a CDL Barra Mansa, que hoje conta com mais de mil associados, estão a inovação e melhorias das campanhas para datas comemorativas, com o objetivo de movimentar o comércio e acelerar a economia local, fortalecimento da Certificação Digital, além de buscar estreitar cada vez mais o relacionamento com o Poder Executivo e Legislativo, para deliberar assuntos pertinentes como o comércio ilegal de ambulantes, estacionamento rotativo e outras legislações que afetam diretamente o setor.