Dia do Cliente valoriza a boa relação entre empresas e consumidores e alerta para falsas promoções

0

SUL FLUMINENSE

O sábado promete ser de muitas oportunidades nas transações comerciais, afinal no dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente. A data nem sempre lembrada pelos consumidores é bem explorada pelas empresas, principalmente no setor de e-commerce com promoções e descontos especiais de fidelidade.

Nas cidades da região o fluxo deve acontecer principalmente no setor do comércio e serviços, ainda que as lojas nas vias públicas adotem horário reduzido com o expediente encerrando por volta das 14 horas. Por outro lado, o tema pode favorecer liquidações e queda relâmpago de preços, conforme interesse de cada lojistas, nos shoppings e centros comerciais. E a ação vale em todos os segmentos, afinal, cliente é o indivíduo atual ou com potencial para comprar ou utilizar produtos seja de outro indivíduo ou organização comercial. “No Dia do Cliente costumo conceder descontos aos clientes que são mais fiéis, geralmente com 10% no pagamento ou até mais dependendo do serviço requerido. É importante esta relação, estreita a confiança e mantém a clientela”, comenta o empreendedor João Batista, atuante em Resende, no ramo de estética e beleza.

Em Barra Mansa, o Dia do Cliente deve garantir descontos na rede comercial, contando inclusive com o incentivo da Câmara dos Dirigentes Lojistas. De acordo com o presidente da CDL de Barra Mansa, Xisto Neto, o cliente é quem move o comércio. “A busca constante por produtos, por novidades, por melhores atendimentos e relacionamentos são sempre pensados para ele. É por ele que o comerciante está sempre de ‘olho’ no que melhor irá agradar e ajudar”, frisa. Segundo o presidente, no município, a CDL procura constantemente, por meio do Programa de Capacitação Permanente, promover palestras e cursos de aperfeiçoamento e capacitação que ajudem no bom relacionamento entre cliente e empresário em diferentes temas: atendimento, fidelização, atualização e mercado de uma forma geral.

A relação comercial é um dos pilares do Dia do Cliente, celebrado neste sábado

ORIENTAÇÃO

Apesar de a data ser comemorativa, o Dia do Cliente tem um caráter de valorização do consumidor, semelhante ao Dia do Consumidor, que por sua vez é comemorada em 15 de março. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), neste sábado os clientes também devem ficar atentos às pegadinhas de lojas e sites de vendas em virtude do Dia do Cliente.

O e-commerce, a compra através da internet, cresce significativamente no país principalmente pelas melhores opções de parcelamento e preços. Segundo o Idec, antes de qualquer compra pela rede o consumidor deve pesquisar a idoneidade da loja online e analisar CNPJ, endereço físico, telefone, canais de contato e ate mesmo se a loja tem muitas reclamações em órgãos de proteção ao consumidor. Desconfie de preços muito abaixo da concorrência, por exemplo. “No pagamento, antes de informar qualquer dado bancário, o cliente deve verificar se está navegando em um site seguro. Para saber, confira se na barra de endereço do navegador web aparece a imagem de um cadeado. E, após efetuar o pagamento, acompanhe a fatura do cartão e, ao verificar qualquer problema, comunique imediatamente à administradora ou banco”, orienta o Idec.

PROCON

No Programa de Defesa do Consumidor de Resende, na semana de celebração do Dia do Cliente o ranking de reclamações de consumidores aponta as empresas de oferta de crédito e empréstimos consignados como líder de queixas. Os clientes reclamam do superendividamento devido aos juros, por exemplo. Em seguida surgem as operadoras de cartões de crédito e posteriormente as empresas de telefonia fixa e móvel, concessionárias de veículos e planos de saúde.

DIA DO CLIENTE

O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro, no Brasil. A data surgiu em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, criada pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A ideia era organizar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !