PINHEIRAL/RIO
A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral informou hoje, dia 12, que o caso suspeito de coronavírus, registrado no município, foi descartado. Os exames são realizados pela Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen).
Mesmo com o caso descartado, a recomendação ainda é continuar tendo os cuidados básicos de prevenção ao contágio como lavar as mãos com água e sabão, usar antisséptico à base de álcool, evitar compartilhar objetos de uso pessoais e manter os ambientes limpos e ventilados.
TRANSMISSÃO LOCAL É CONFIRMADA
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou hoje, dia 12, o primeiro caso de transmissão local de coronavírus. A medida faz com que o estado passe para o nível um do Plano de Contingência, que prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual. O paciente é um homem, de 72 anos, da cidade do Rio de Janeiro. A esposa dele, de 68 anos, também testou positivo para a doença. Ambos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável.
Ao todo, são 15 casos no estado do Rio, sendo 13 na capital. Os outros dois casos confirmados foram registrados nas cidades de Niterói (1) e Barra Mansa (1).