Casa Rosa completa seis anos com uma média de quatro mil atendimentos mensais a pacientes oncológicos

Instituição fundada em Barra Mansa celebra trajetória de acolhimento e solidariedade sem receber verba pública

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 12 10 at 16.34.59 (3) copia copia

BARRA MANSA

A Casa Rosa comemorou nesta terça-feira, dia 10, seus seis anos de funcionamento, consolidando-se como um dos principais espaços de acolhimento a pacientes oncológicos na região. Fundada em 10 de dezembro de 2019 — data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos — a instituição nasceu da experiência pessoal de sua idealizadora, Márcia Miranda, que transformou a própria dor em missão.

Márcia relembra que o projeto surgiu após ela enfrentar um período extremamente difícil durante seu tratamento oncológico. “Eu pesei 29 quilos, tive tuberculose, perdi meus dentes, cabelo, fui abandonada pelo companheiro com quatro filhos pequenos. Passei pela dor da doença e por um verdadeiro deserto. Transformei tudo isso em amor ao próximo”, afirma.

Hoje, a Casa Rosa atende mensalmente entre 3,5 a 4 mil pessoas, incluindo pacientes, familiares e acompanhantes de 28 municípios. O local oferece, de forma totalmente gratuita e voluntária, café da manhã, sopas, lanche da tarde, acolhimento em ambiente climatizado com camas e TV, além de diversos serviços de saúde e assistência. A equipe conta com três nutricionistas, três psicanalistas, duas psicólogas, assistência jurídica e atendimento dermatológico.

Márcia destaca que toda a estrutura é mantida exclusivamente pela sociedade civil. “A Casa Rosa não recebe verba pública, nem municipal, nem estadual, nem federal. A população é quem sustenta a casa. Doamos cestas básicas, leite, suplementos, próteses mamárias e perucas. É uma grande vitória vencer todos os dias fazendo filantropia sem recursos, mas com fé tudo tem dado certo”, comemora.

A celebração pelos seis anos incluiu um painel de gratidão, momentos de oração e um café compartilhado. Segundo Márcia, a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Sandro e do vereador Gustavo Gomes Veria II, foi especialmente significativa. “Eles nunca tinham ido. Nós nos sentimos acolhidos e representados”, disse.

Conforme destacou o vereador Paulo Sandro, a importância da Casa Rosa está relacionada ao suporte que o espaço oferece aos seus pacientes e familiares, principalmente, aqueles mais carentes e que muitas das vezes vêm de outras cidades. “Essas pessoas chegam aqui com a esperança do tratamento, mas sem condição de tomar um café, fazer um desjejum e até mesmo fazer uma alimentação pós-tratamento, que a gente que não é fácil. Deixo aqui os meus parabéns e a gratidão a Márcia e a todos os voluntários pelo que fazem por todas essas pessoas”, destacou o presidente, ao convidar a população a visitar a Casa Rosa e a fazer uma doação. O espaço fica localizado na Rua Santos Dumont, 182. Centro.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos