PIRAÍ
Trinta e sete carteiras nacionais do Artesão foram entregues na segunda-feira, 16, a artífices de Piraí pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), por meio do Programa Estadual do Artesanato. Eles cumpriram todas as etapas do cadastramento exigidas pelo Programa Nacional do Artesanato, do governo federal. O evento contou com a presença do secretário estadual Gustavo Tutuca. Ele destacou em ver a Casa de Cultura voltando a funcionar e dando dignidade aos cidadãos.
“É um prazer estar aqui. O turismo depende do artesanato e o artesanato depende do turismo. A política de artesanato precisa ser encarada como uma profissão. Os artesãos são profissionais. Muitas pessoas entendem como simples hobby, mas o artesanato sustenta muitas famílias”, disse Gustavo Tutuca.
Uma das artesãs beneficiadas foi Irani Imaculada da Silva, 68 anos. “Cada dia a gente conquista uma coisa e, nessa pandemia, tudo é uma conquista. Esta carteira para mim é como se eu tivesse ganhado na loteria. É um prêmio de esforço particular. Estou muito emocionada”, contou. Graciele Soares Nascimento, faz peças artesanais de cerâmica e também usando a fibra da bananeira. Ela contou que a Carteira Nacional do Artesão tem uma importância muito grande para ela. “Eu morava com a minha mãe e ela faleceu e o artesanato é uma distração e uma fonte de renda. Eu estou há quatro anos fazendo artesanato e a emoção de estar aqui hoje é enorme, destacou.
Além do secretário do Estado de Turismo, o evento contou com a participação do prefeito Tutuca; do secretário Municipal de Cultura, Gebran Smera, do coordenador do Programa Estadual do Artesanato, Marcel Vasconcelos; entre outras autoridades. A loja itinerante do artesanato também estava no local, expondo o trabalho dos profissionais.
Carteira Nacional do Artesão
Com a Carteira Nacional do Artesão, do Programa Nacional de Artesanato, do Governo Federal, os profissionais conseguem acesso a políticas públicas, como a microcrédito e descontos, além de poderem participar de feiras municipais, estaduais e federais. Além disso, são propostos cursos de capacitação para que os profissionais possam aprender novas técnicas e dessa forma expandir seus produtos e vendas, aumentando a renda.
O ArtCredRJ, programa inédito, foi viabilizado por meio de parceria entre a Agência de Fomento Estadual (AgeRio) e a Setur-RJ, e disponibiliza financiamento para artesãos fluminenses que possuem a Carteira Nacional do Artesão. O valor do crédito é de R$ 300 a R$ 21 mil, com taxa de 0,25% ao mês. O prazo é de 24 meses e a carência de 12 meses. O crédito pode ser usado para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.