BARRA MANSA
Em caráter de urgência, o prefeito Rodrigo Drable (PMDB) decretou na manhã de segunda-feira o uso do carro termonebolizador, o conhecido carro fumacê. O veículo tem sido cobrado pela população por conta da infestação de pernilongos no município. O serviço não funcionava desde 2015, parado por recomendação dos órgãos de Controle de Vigilância Ambiental Federais. O tempo máximo de 30 dias foi decretado pelo prefeito para combater a proliferação do pernilongo culex.
“Em função da proliferação descontrolada dos pernilongos, que estava gerando muita reclamação da população, decidimos tomar essa medida para diminuir o incômodo sofrido pelos nossos moradores. Entendo as consequências do uso do fumacê e que ele não pode ser permanente, por isso a determinação possui prazo de apenas 30 dias”, declarou Rodrigo, frisando que a medida trará conforto um pouco maior para a população.
E o carro fumacê já começou a passar pelo Centro na segunda. Ontem esteve nos bairros São Judas, Cajueiro e Vila Elmira. O cronograma já foi definido em parceria com o Programa Municipal de Combate a Dengue e Vigilância Ambiental. Os próximos bairros a serem visitados pelo carro serão o Monte Cristo, Jardim América, Vila Independência, Santa Clara, São Pedro, Goiabal, Santa Lúcia, Vista Alegre e Vila Nova.
Segundo informações da prefeitura, mesmo sem ser utilizado desde 2015, o carro fumacê não era proibido, mas havia uma recomendação para o combate de pernilongos porque o mosquito não é transmissor de nenhum vírus, bactéria ou protozoário. O inseticida utilizado pelo veículo também é um problema, porque pode prejudicar outras espécies da fauna como borboletas, joaninhas, besouros, dentre outros.
A prefeitura dá dicas ainda de como a população pode fazer para amenizar o transtorno causado pela proliferação dos pernilongos, como a utilização de repelente elétrico; vela de citronela ou outras substâncias não tóxicas; produtos caseiros, como copo com água e vinagre sobre a mesa, vasos de hortelã ou alho esmagado pelos cantos da casa para afastar ou evitar o aparecimento dos pernilongos; utilizar raquetes elétricas; evitar lixo acumulado; evitar mato alto ou água em forma de poça no quintal ou nas proximidades de sua residência; denunciar terrenos baldios com mato alto; instalar tela milimétrica nas janelas; fechar janelas e portas de casa após as 16 horas.
PROGRAMAÇÃO ATÉ O DIA 15
Dia 01/11 – Monte Cristo, Jardim América e Vila Independência
Dia 02/11 – Santa Clara, São Pedro, Goiabal e Santa Lúcia
Dia 03/11 – Vista Alegre e Vila Nova
Dia 04/11 – Saudade, Bocaininha, Morada Verde, Siderlândia e Colônia
Dia 05/11 – Coringa, Santa Izabel, São Francisco e Santa Rosa
Dia 06/11 – Ano Bom, Parque Independência e Retorno
Dia 07/11 – Nove de Abril, São Sebastião, Santa Inez, Assunção e Metalúrgico
Dia 08/11 – Jardim Guanabara, Redentor, Boa Vista I, II e III
Dia 09/11 – Cotiara, São Silvestre, Roberto Silveira e Morro do Cruzeiro
Dia 10/11 – Abelhas, Piteiras e Boa Sorte
Dia 11/11 – São Luiz, Nova Esperança, Roselândia e Primavera
Dia 12/11 – Getúlio Vargas, Vale do Paraíba e Eduardo Junqueira
Dia 13/11 – Floriano e Vila dos Remédios
Dia 14/11 – Amparo
Dia 15/11 – Rialto, São Domingos, Km 4 e São Genaro