O Carnaval de Barra Mansa será para todas as idades, com a realização de blocos e matinês. A programação da folia foi divulgada ontem pela prefeitura, através da Fundação Cultura. No Centro, todos os dias terão a Matinê do Calçadão do Samba Paula de Jesus Francisco, na Beira Rio, de 15 às 20horas, e o tradicional “Bloco do Boi” de 16 às 20horas, partindo do bairro Roberto Silveira. Também terá folia nos bairros no domingo, dia 11, no bairro Siderlândia com o bloco “Se Vira Nos Trinta”, e no bairro Vila Nova, com o bloco “Nunca Mais Eu Bebo Ontem”. Toda a programação é gratuita.
O prefeito Rodrigo Drable (MDB) destacou que o momento é de buscar alternativas para manter as tradições. “Mesmo com as adversidades, pudemos devolver a cidade para o povo e permitir que a cultura se restabeleça. Encontramos soluções para promover o melhor para a população de Barra Mansa. Temos o compromisso de compartilhar a responsabilidade pelo cuidado com o espaço. Realizamos um sonho muito antigo de revitalizar a Beira Rio, e agora cabe a todos nós cuidarmos para que ela fique sempre limpa e bonita”, afirmou o prefeito.
O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, contou sobre o novo local para a realização das matinês durante o Carnaval. “Antes as crianças podiam curtir o evento que acontecia no Corredor Cultural. Mas, em função das obras vimos o novo Calçadão Dama do Samba como uma oportunidade incrível de realizar uma festa para foliões de todas as idades e para toda a família, o que Barra Mansa sempre cobra muito a administração pública”, disse.
Estão mobilizados agentes da Guarda Municipal, das Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Saúde, produtores da Fundação Cultura Barra Mansa e empresários locais. O objetivo é realizar uma festa com clima familiar e, por isso, apresentaram um conjunto de medidas para coibir a ação de ambulantes irregulares, carros de som, e venda de bebidas em recipientes de vidro, tudo para manter a segurança e a ordem durante os eventos.
O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, destacou a presença da fiscalização de posturas e da Guarda durante o período do Carnaval. “Em relação aos ambulantes, tratamos com a fiscalização de posturas que só permita a venda de produtos por pessoas cadastradas pelo departamento de posturas. Durante todo o dia, fiscais estarão presentes mantendo a organização da festa. A Guarda fará vigilância 24 horas por dia, entre 10 e 13 de fevereiro, reforçando principalmente durante o período de matinê e pós-matinê. Será coibido todo e qualquer tipo de excesso nessa região para que não extrapolem o horário estabelecido e assim consigamos manter a paz social e a ordem pública durante a realização do evento”, afirmou.
MUDANÇAS NO TRÁFEGO DE VEÍCULOS
Por conta da programação de Carnaval, o tráfego de veículos sofrerá alterações no entorno do Palácio Barão de Guapy, próximo ao local do evento, a Avenida Getúlio Vargas, a Beira Rio. O trecho atrás da Câmara Municipal será fechado a partir das 18 horas da sexta-feira, dia 9, e permanecerá até às 23 horas de terça-feira, dia 13 de fevereiro. Durante os dias do evento o tráfego de veículos será desviado por meio da Rua Mamede Froes Andrade em sentido mão dupla.
A Guarda Municipal orienta que os motoristas evitem trafegar por essas ruas e tenham atenção à sinalização. Para situações de emergência, o melhor acesso à Santa Casa é pela Rua Luis Ponce, ou pelas Ruas Cristóvão Leal e Santos Dumont, até chegarem à Rua Pinto Ribeiro.