VALENÇA
A prefeitura de Valença divulgou nesta quarta-feira, dia 5, um balanço do carnaval 2005, onde o evento superou as expectativas e consolidou-se como um dos maiores já realizados no município tanto em termos de público quanto de impacto econômico e turístico. A média de público nos eventos da sede e dos distritos ultrapassou 10 mil pessoas por dia, segundo a Polícia Militar e, de acordo com o setor hoteleiro, a taxa média de ocupação ficou acima de 80%, superando os números de 2024.
Em Conservatória, a Acritur informou que, com base nos dados da Polícia Militar e da rede hoteleira, aproximadamente 35 mil pessoas passaram pelo distrito ao longo dos quatro dias de folia. Para garantir a segurança dos foliões, houve um reforço no patrulhamento, com ações conjuntas entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal.
Destaques dos Desfiles e Blocos
A Avenida Nilo Peçanha, no Centro, recebeu um grande público para acompanhar os desfiles e a apresentação dos blocos de rua. Entre os destaques: Bloco da Terceira Idade, Pé na Bosta, Zé Pretinho do Morro, Samba dos Amigos da Santa Cruz e Unidos do Alicácio. Um dos blocos mais populares foi o Flavalença, que levou uma multidão rubro-negra para a avenida. Na terça-feira de Carnaval, as escolas de samba Império Rosa e Em Cima da Hora de Chacrinha disputaram o concurso oficial. Após avaliação da comissão julgadora, a Em Cima da Hora de Chacrinha sagrou-se campeã do Carnaval 2025, recebendo uma premiação de R$ 5 mil. A Império Rosa, vice-campeã, foi premiada com R$ 2 mil.