VALENÇA
De 8 a 10 de agosto a Caravana da Ciência estará em Valença. O projeto, do Governo do Estado, é um centro de ciências itinerante que percorre os municípios, oferecendo a estudantes, professores e à população um ambiente de educação informal, onde o contato lúdico, direto e dinâmico com a ciência é o fato primordial. Cerca e 2,5 mil inscrições já foram feitas, restando algumas vagas. O evento será na sede da UniFAA – Centro Universitário de Valença de 8 às 12 horas, das 13 às 17 horas e das 18 às 20 horas.
O vereador Bernardo Machado contou que fez o pedido da Caravana da Ciência à Secretaria de Estado de Ciências e à Fundação CECIERJ, por intermédio do deputado estadual Dr. Serginho. A parceria contou ainda com a UniFAA, onde acontecerá o evento de forma gratuita, e a Secretaria Municipal de Educação de Valença.
A Caravana da Ciência é composta por uma carreta especialmente adaptada (com uma porta palco) sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos. Teve início em agosto de 2007 e já atendeu aproximadamente 500 mil visitantes por 68 municípios dos 92, Valença passa ser o 69º município a receber o projeto. “A visitação, além de ser um momento de entretenimento, é uma oportunidade diferenciada onde o entretenimento inteligente alia-se com o aprendizado e a obtenção de conhecimento. Suas atividades são compostas pela exposição de experimentos, explicados por monitores, sessões de planetário, sessões de sala escura e apresentação de bancada de física”, disse.
Para participar é preciso fazer o agendamento telefônico (24) 992514655 ou pelo e-mail: [email protected]. “A vivência experimental é fundamental para o ensino de ciências e faz diferença no desempenho dos alunos. Neste sentido, projetos como a Caravana da Ciência podem suprir, ainda que parcialmente, essa grande lacuna existente no ensino de ciências em nosso país, apostando na inovação na forma de interação e transmissão de conteúdo, exaltando a ciência como conhecimento fundamental para o desenvolvimento pedagógico”, ressaltou o vereador Bernardo Machado, completando que nessa semana ocorreram visitas técnicas para realização do projeto.