CAPS de Rio Claro sedia assembleia do Janeiro Branco com foco na saúde mental

Por Franciele Aleixo
img 20260122 wa0070

RIO CLARO

Como parte das ações do Janeiro Branco — mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental — o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Minha Vida de Rio Claro realiza, no dia 28 de janeiro, às 9 horas, uma assembleia temática com roda de conversa voltada a usuários do serviço e seus familiares. A atividade será conduzida pela psicóloga Isabella Resende e acontece nas dependências do próprio CAPS, no centro da cidade.

A iniciativa integra um trabalho contínuo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, que promove encontros regulares com usuários e familiares. De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Ana Paula Lopes Miguel, as assembleias gerais ocorrem sempre na última quarta-feira de cada mês, às 9 horas, abordando diferentes temas relacionados ao cuidado em saúde mental, além de momentos de construção e revisão de ações institucionais e de integração, como a celebração dos aniversariantes do mês e elaboração de cronograma de atividades de espaços de socialização e lazer bem como promoção do protagonismo dos usuários.

Segundo Ana Paula, o diálogo constante é fundamental para fortalecer o cuidado e reduzir estigmas. “A Rede de Atenção Psicossocial trabalha para combater preconceitos e transformar a forma como lidamos com o sofrimento psíquico. Esses espaços de escuta e troca ajudam a construir um cuidado mais humano, respeitando a singularidade de cada pessoa e fortalecendo o compromisso coletivo com o bem-estar”, destacou.

Ana Paula explica que o Janeiro Branco potencializa uma prática que já acontece ao longo de todo o ano. “O início do ano funciona como um convite à reflexão. É um momento simbólico para desacelerar, reorganizar a vida e colocar a saúde mental no centro das prioridades, reforçando a importância do autoconhecimento e do cuidado com a mente”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Guta Monteiro, ressaltou que o trabalho com usuários e familiares do CAPS é permanente e essencial para a efetividade do cuidado. “Cuidar da saúde mental não se resume a um mês específico. É um compromisso diário da rede de saúde, que envolve escuta, acolhimento e acompanhamento contínuo. O Janeiro Branco amplia esse debate, mas o nosso trabalho acontece o ano inteiro, porque cuidar das pessoas é prioridade”, pontuou.

Durante a roda de conversa, também serão abordados cuidados simples e cotidianos que fazem diferença na saúde mental, como reservar momentos de pausa, falar sobre sentimentos, praticar o autocuidado possível — e não o perfeito —, reconhecer sinais de que algo não vai bem e buscar ajuda profissional sempre que necessário. “O CAPS é um espaço aberto ao diálogo e ao acolhimento, tanto para usuários quanto para familiares, fortalecendo vínculos e promovendo uma atenção em saúde mental mais próxima, humanizada e acessível à população”, pontuou Ana Paula.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos