RIO
Em evento promovido por entidades de Tecnologia da Informática do Rio, nesta segunda-feira o candidato ao Governo do Estado Pedro Fernandes (Coligação Renovar para Mudar – PDT/PSB), anunciou que, caso seja eleito, vai propor a união do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Com a medida, os professores e alunos passariam a ser vinculados à UERJ. Ele também comentou como fará para que o mínimo constitucional a que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) tem direito, que é de 2%, volte a ser cumprido. O evento aconteceu no Sindicato das Empresas de Informática.
“Primeiro, a gente tem que colocar as contas do Estado em ordem. Vamos direcionar, já no primeiro ano, 1,2% do orçamento para, progressivamente, chegar aos 2% como determina a Constituição. Em dois anos será possível honrar os 2%. E a Faperj, no meu governo, terá um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social com editais direcionados para a geração de emprego e aumento da arrecadação do Estado”, explicou o candidato.
Pedro Fernandes comentou também sobre a UEZO: “A transformação em um polo avançado, pleito dos próprios profissionais da instituição, vai possibilitar que eles sejam melhores remunerados, igualando o salário ao dos funcionários da UERJ. Além disso, já me comprometi a respeitar o repasse do duodécimo para todas as universidades estaduais, que terão autonomia administrativa e financeira”, afirmou.
Para o presidente do TI Rio, Benito Paret, os temas tratados pelo candidato são de extrema importância: “Com a crise, o mínimo constitucional a ser repassado para a Faperj não vem sendo respeitado e as nossas universidades estão passando por descrédito. Esses dois assuntos são muito marcantes para nós e o objetivo desses encontros com os candidatos é, justamente, saber o que os candidatos pensam para os próximos anos, especialmente as propostas sobre tecnologia e inovação”, explicou.
Mais cedo, Pedro Fernandes, também acompanhado do candidato ao Senado pelo PDT José Bonifácio, conversou com eleitores na Feira da Pavuna. Os principais assuntos com a população foram Educação e Segurança: “O grande drama que a gente enfrenta aqui é que as nossas crianças e jovens, cada vez mais, têm ido para o mundo das drogas e da criminalidade. Desde Brizola, a Educação não tem sido prioridade, mas isso vai mudar no meu governo. Tenho muito orgulho de ser o candidato do PDT e vamos retomar a política dos CIEPs com horário integral para que os estudantes tenham atividades esportivas e culturais e reforço escolar, além de atendimento médico e odontológico. Investir em Educação é melhorar a Segurança Pública e a geração de emprego. Nós temos que gerar oportunidades e, nesse sentido, a Faetec será muito importante com a qualificação profissional”, disse o candidato que, ainda hoje em conversa com associados do RioHostel, no Jardim Botânico.