VOLTA REDONDA
O candidato à Presidência da República, senador Álvaro Dias (Podemos), que esteve nesta quarta-feira no município para cumprir agenda de campanha, participou de uma sabatina promovida pela Rádio Vibe FM, no bairro Conforto. Ele respondeu perguntas dos jornalistas e afirmou que, se eleito, vai fazer algumas reformas, e construir um conjunto de reformas para mudar os rumos do país que se encontra em um caos. Entre outras, ele defendeu a Reforma da Previdência e tributária, como o enxugamento do Estado.
“Sou a favor da Reforma da Previdência, mas com a criação de um sistema de capitalização, com contas individuais que irão receber democraticamente recursos advindos de privatizações de estatais. A Reforma da Previdência é absolutamente imprescindível e vai contrariar interesses. Ela é necessária, mas sem tirar nenhum direito do trabalhador, pois há hoje um grande ‘rombo’ na Previdência”, disse.
Álvaro propôs ainda uma reforma do Estado combatendo privilégios e dando ao governo a legitimidade necessária para propor a Reforma da Previdência. Dias defende também o corte linear de 10% em todas as despesas do governo federal. Seria de acordo com ele um ajuste de emergência, sem aumentar impostos. Propôs ainda uma reforma do Estado combatendo privilégios e dando ao governo a legitimidade necessária para propor uma Reforma da Previdência.
Sobre políticas públicas para mulheres, Dias citou a criação de até quatro milhões de vagas em creches em todo o país. Além disso, ele pretende implantar o cheque-creche, para que as mães possam escolher se desejam colocar os filhos em instituição privada ou pública. “A ideia é reduzir o déficit de matrículas para crianças entre zero e três anos. Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), deve colocar nas creches 50% das crianças nesta faixa etária”, afirmou, sugerindo ainda a redução brusca dos gastos com privilégios às autoridades e com folha salarial.
MOMENTO POLÍTICO
Sobre o momento político ele falou que uma minoria assalta o poder, explora o esforço de trabalhadores e dos empresários para preservar seus privilégios. Por isso, prometeu a refundação da República.
Depois de participar da sabatina, o candidato do Podemos, acompanhado pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ex-Podemos e atualmente sem partido, Álvaro fez caminhada pela Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade. No microfone, Samuca pediu votos para Dias lembrando que o candidato é o melhor para o Brasil, pois trata-se de um político responsável e com ideias que poderão mudar o país. Em relação aos resultados das pesquisas, Samuca lembrou sobre o que aconteceu com ele em 2016 quando seu nome nem aparecia direito nas pesquisas e ele acabou ganhando as eleições.
PLANO DE GOVERNO
Álvaro também usou o microfone e falou sobre seu plano de governo e das pesquisas. Garantiu não entender o que se passa na cabeça das pessoas, pois quando a maioria diz que quer mudanças, mas nas intenções de voto é diferente. “De um lado um candidato que é a continuidade do que está e do outro alguém que nunca dirigiu nem mesmo uma cidade”, apontou, prometendo, caso eleito, atender Volta Redonda, já que agora é Cidadão Volta-redondese, pois recentemente foi contemplado com a homenagem. Por isso, tem a responsabilidade de ajudar a cidade. Disse que foi a terceira vez que esteve em Volta Redonda. Ele é o único presidenciável que visitou o município.
Dias frisou também que ele foi governador do Paraná entre os anos de 1987 e 1991, mas que ele não recebe a aposentadoria que os ex-governadores do estado têm direito que é de R$ 30.471,11 mensais. Lembrou que mesmo sendo direito, ele abriu mão do dinheiro. Depois da caminhada, o candidato, em companhia do prefeito, seguiu para o Hotel Bela Vista, onde participou de um almoço com empresários e entidades diversas.