SUL FLUMINENSE
Há mais de 30 anos existe no Brasil a Campanha Papai Noel dos Correios. Ela foi iniciada a partir dos próprios empregados da empresa que recebiam cartinhas escritas por crianças com seus pedidos destinados ao Papai Noel, mas sem endereço e com muita inocência, a magia do Natal criada pelos pequenos. Os carteiros comovidos com a situação, resolveram atender aos primeiros pedidos e enviaram os presentes, a atitude se transformou em um projeto cooperativo dos Correios. Hoje, os ‘papais noéis’ são as pessoas que se interessam em ajudar crianças em situação de vulnerabilidade social. No Estado do Rio de Janeiro, o período de adoção das cartinhas já foi começou neste mês e permanecerá até o dia 17 de dezembro.
Quem adotar uma carta deverá entregar o presente nas agências cadastradas até essa data. Neste ano, a campanha tem formato híbrido, ou seja, físico e online, com cartinhas disponíveis para adoção no Blog do Papai Noel dos Correios (www.blognoel.correios.com.br) e também em 21 agências no Estado do Rio de Janeiro. Na região, as agências dos Correios estão recebendo os presentes.
Já o envio de cartinhas com os pedidos das crianças para presentes será 100% online e digital, por meio do Blog do Papai Noel dos Correios. As cartinhas são escritas por alunos em escolas públicas (até o 5º ano do ensino fundamental), por crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos, e por crianças em situação de vulnerabilidade social, com até 10 anos de idade, e já estão disponíveis para adoção. Os pedidos variam em bolas, bonecas, calçados e até materiais escolares.
Após o trabalho de seleção, as cartinhas são disponibilizadas na internet e nos pontos de adoção. No Rio de Janeiro, são mais de oito mil cartas cadastradas esperando serem atendidas.
COMO ENVIAR UMA CARTA
As cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao blog. É importante enviar uma imagem nítida e cores em destaque para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel (evitar escrita a lápis). Serão disponibilizadas para adoção no blog da campanha as cartas que atenderem a todos os critérios estabelecidos pela ação, abaixo listados:
– As cartas devem ser destinadas ao Papai Noel;
– No momento do cadastro, é necessário o nome completo da criança (nome e sobrenome);
– Não é sorteio. Portanto, cada criança só deve cadastrar e enviar uma única cartinha. Duplicidades serão descartadas.
– Deve ter indicação da idade da criança. Serão aceitas cartinhas de crianças de 0 a 10 anos. Pessoas com necessidades especiais não possuem limite de idade;
– O cadastro precisa ter indicação do remetente, contendo nome completo, e endereço completo (nome da rua, número da casa/prédio, bairro e CEP);
– Há possibilidade de indicação de endereço alternativo (residência de algum parente ou amigo), caso essa opção facilite a entrega pelos Correios;
– Para as crianças que ainda não sabem escrever, um responsável pode escrever e indicar os dados da criança;
– Não é permitido anexar fotos das crianças, nem celular de familiares, por medida de segurança e proteção das crianças.
– O endereço da criança deve vir apenas no cadastro, mas não deve ser reproduzido dentro da imagem da cartinha, junto com o desenho e pedido da criança.
– As cartas devem solicitar, preferencialmente, brinquedos, roupas, calçados e material escolar. Lembrar de indicar tamanho da roupa e do calçado.
COMO ADOTAR
Para adotar, é simples e fácil. Basta se dirigir a uma unidade participante da ação ou acessar o link: https://blognoel.correios.com.br/adocao/. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município.