Jovem danifica banco no Parque Centenário e é levada para a delegacia por dano ao patrimônio público

0

BARRA MANSA

Uma jovem de 17 anos foi apreendida hoje, após denúncia, pela Guarda Municipal, por praticar dano ao patrimônio público no Parque Centenário, Centro. Uma equipe em ronda foi comunicada do ato e abordou a estudante que estava sentada no banco danificado após características informadas na denúncia.

“Nossos agentes foram acionados para atender a ocorrência e chegando ao local identificaram a jovem, que durante a abordagem admitiu ter praticado o dano”, explicou o comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente.

A adolescente, sendo Guarda Municipal, foi comunicada que sua ação configura dano ao patrimônio público e seria encaminhada para a 90ª Delegacia de Polícia. A pessoa responsável pela jovem foi aguardada para as medidas necessárias.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, pichação e o furto de cabos são os danos mais recorrentes no município e todos os envolvidos nos delitos são encaminhados à delegacia de polícia. “Somente neste mês de maio a Guarda Municipal já efetuou três prisões por furto de cabos e danos ao patrimônio público. Quando o crime envolve a participação de menores, é solicitada a presença dos responsáveis e do Conselho Tutelar”, explicou Abreu.

Neste ano o Parque Centenário já foi alvo de pichação nos bancos e no busto do Barão de Aiuruoca, além do furto de luminárias e cabos. “Independente de qual seja o ato infracional, os envolvidos são encaminhados à 90ª DP, haja visto que causar danos ao patrimônio público é crime previsto no artigo 163 do Código Penal, sob pena que pode ir de seis meses a um ano de prisão ou o pagamento de uma multa. No caso de pichação, além de se enquadrar na lei referente, trata-se de um crime ambiental, de acordo com o artigo 65 da Lei 9.605”, concluiu Capitão Abreu.

DENÚNCIAS

As pessoas que identificarem algum ato de vandalismo podem entrar em contato com a Guarda Municipal, através dos telefones (24)3028-9369 e (24) 3028-9339 ou pode discar para o 153.