BRASIL/BARRA MANSA
Começou nessa segunda-feira, dia 7, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde do país. O alvo da campanha são as crianças de seis meses até menos de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). A campanha segue até o dia 25 de outubro, com o Dia D no dia 19. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças. A segunda etapa da vacinação está prevista para acontecer entre os dias 18 e 30 de novembro. Nesse ciclo a faixa etária prioritária é para o público de 20 a 29 anos.
A vacinação contra o sarampo previne complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal, em parceria com os estados e municípios, estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros (20% da população) que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde.
A coordenadora do Núcleo de Imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, explicou que essa é uma campanha seletiva e indiscriminada, ou seja, quem está em dia com a vacina não precisa tomar a dose. “É extremamente importante que os pais compareçam nos postos de saúde com o cartão de vacina em mãos, para que o profissional analise a necessidade de aplicar a dose e também para atualizar as que estão em falta”, ressaltou.
De acordo com a técnica de enfermagem do Posto de Saúde Sirene II, no bairro Vila Nova, Bruna Graziele, crianças que têm alergia a proteína do leite têm uma vacina diferenciada com outro laboratório e que as que são alérgicas ao ovo, recebem a dose em ambiente hospitalar para serem monitoradas por um médico.
Já a enfermeira Shynara Fernandes Maurício, ressaltou a importância dos pais se conscientizarem a levar as crianças aos Postos de Saúde. “A vacinação ajuda a diminuir o número de pessoas a ser portadora de sarampo, principalmente faixa etária menor”, disse, completando a necessidade da orientação. “É sempre bom fazer uma divulgação ampla e correta, para que não haja desinformação. Os pais têm que procurar os postos para obter a informação correta e saber como realmente a vacina funcionará”, ressaltou.
DOSES DISPONIBILIZADAS
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos dez anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.
Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente, e, atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de um a cinco anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral.
Desde o início do ano, a pasta distribuiu 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de dose zero a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.