ITATIAIA
Na manhã desta terça-feira, dia 23, as câmeras do Parque Nacional do Itatiaia (PNI) registraram novo recorde de temperatura negativa no Brasil. Na parte alta da reserva, foi registrado -10,4º C.
Segundo a direção do Parque, esta foi a menor temperatura registrada pela câmera posicionada na parte alta da reserva. No mês passado, o bioma registrou dois recordes de temperaturas negativas por dois dias consecutivos. No dia 18, foi registrada às 4h34min, próxima à nascente do Rio Campo Belo, -11ºC. Já no dia 19, a temperatura atingiu – 11,8ºC. o que deixou o Rio Campo Belo coberto por uma fina camada de gelo. Até as poças de água chegaram a congelar. De acordo com a gestão do Parques, essas temperaturas foram registradas na época do incêndio que atingiu a reserva e durou oito dias. “Nos dias do incêndio de junho, chegou a bater -11C. Mas não estávamos com a câmera em operação”.
INCÊNDIO
O incêndio do Parque Nacional do Itatiaia atingiu 300 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol, nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da Parte Alta. O fogo começou no dia 14, quando a reserva completou 87 anos de fundação.
O diretor do Parque, Felipe Mendonça informou que foi aberto procedimento administrativo interno para apuração de causa e origem do incêndio. “Foi feito o isolamento da área onde teve início da ocorrência; identificação dos vídeos das câmeras de monitoramento da região e mapeamento da área com o uso de drone com câmera de infravermelho”, disse.
O Ministério Público Federal também investiga as causas do incêndio.